Sim, sessões esportivas regulares contêm a hipertensão no longo prazo. Mas, durante o suadouro, a pressão sobe um pouco — e o grau de esforço é um dos principais moduladores desse fenômeno. Logo, atividades muito vigorosas podem gerar picos de pressão, capazes de desembocar em ameaças como um AVC.
Assim, o exercício físico de baixa intensidade diminui a pressão arterial porque provoca redução no débito cardíaco, o que pode ser explicado pela diminuição na freqüência cardíaca de repouso e diminuição do tônus simpático no coração, em decorrência de menor intensificação simpática e maior retirada vagal(12,21,22).
Ao caminhar, os níveis da pressão arterial sobem naturalmente, mas são reduzidos logo na primeira hora e o melhor: a queda se mantém nas próximas 24 horas.
“A prática regular de atividades físicas pode ajudar no tratamento para hipertensão a base de remédio ou até mesmo suspendê-lo. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração”, ressalta o fisiologista do esporte do HCor, Diego Leite de Barros.
RESPOSTA DA PRESSÃO ARTERIAL AOS EXERCÍCIOS
Em pessoas com pressão normal, o exercício aeróbico (corridas, natação e bicicleta) induz a um aumento da PA máxima ou sistólica, proporcional ao aumento da intensidade de exercício e isso é absolutamente fisiológico.
39 curiosidades que você vai gostar
O que fazer para controlar a pressão altaEmagrecer, mantendo o peso ideal;Fazer uma dieta com pouco sal;Praticar exercícios físicos; veja como controlar a hipertensão com atividade física.Deixar de fumar, se for o caso;Evitar ambientes estressantes;Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.
Quem tem hipertensão controlada pode fazer musculação ou outras atividades físicas, sim, após avaliação e liberação por seu médico. Inclusive, a realização de atividade física regularmente é um fator protetor importante para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Caminhada é indicada no tratamento da pressão alta
Ela auxilia na vasodilatação, que é a dilatação dos vasos sanguíneos, na perda de peso e no controle do estresse, melhorando o condicionamento físico”, afirma o cardiologista Ricardo Rodrigues. A vasodilatação, vale destacar, ajuda a diminuir a pressão arterial.
Exercícios muito pesados ou de explosão como CrossFit;Movimentos que estimulem segurar o ar, como musculação com peso muito alto.
Quantas sessões de fototerapia para vitiligo?
Como funciona o sistema da geladeira?
Como ser um entregador da Azul Cargo?
Como fazer ligações de graça pelo celular?
O que é um desregulador endócrino?
O que é a grade curricular de uma escola?
Como funciona fechadura da porta?
Como não surtar no relacionamento?
Como ser mais limpa e organizada?
Para que serve a desumidificação do ar condicionado?
Quantos fatura um dono de auto center?
Como ser um bom staff de Minecraft?