O melanoma metastático corresponde ao estágio mais grave do melanoma, pois é caracterizado pelo espalhamento das células tumorais para outros locais do corpo, principalmente fígado, pulmão e ossos, tornando o tratamento mais difícil e podendo comprometer a vida da pessoa.
Há dez anos, apenas um em 20 pacientes tinham sobrevida de cinco anos após serem diagnosticados com melanoma em estágio avançado. Muitos morreriam em meses. Mas drogas para fortalecer o sistema imunológico permitem agora que os pacientes vivam pelo menos cinco anos, apontam testes clínicos.
Quando o melanoma se espalha dentro do corpo, pode ter uma variedade de sintomas, como:Dor, se for no osso;Sangue nas fezes, se estiver nos intestinos ou no trato gastrointestinal;Falta de ar, se for no pulmão;Convulsões, se for no cérebro.
Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que cerca de 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.
Estágio 4, também conhecido como melanoma metastático. Neste estágio o câncer se espalhou para outros locais do corpo, como pulmão, fígado, cérebro, osso ou trato gastrintestinal. O câncer pode também ter se espalhado para outros lugares na pele longe de onde ele começou.
40 curiosidades que você vai gostar
Ele vai examinar você e verificar tamanho, forma, cor, textura da lesão, se ela sangra ou descama, se há outras manchas e pintas suspeitas e se há inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço, das axilas e da virilha, que pode indicar que o melanoma se espalhou.
Uma mudança em uma mancha ou pinta existente; O desenvolvimento de uma nova mancha ou pinta bem pigmentada ou de aparência incomum em sua pele; Outras mudanças suspeitas podem incluir coceira, comichão, sangramento e a não cicatrização da área.
Os melanomas podem ser pequenos, mas a maioria é maior de 6 milímetros de diâmetro; >Evolução: geralmente, o sinal apresenta mudanças nas últimas semanas ou meses. Quando inicial o melanoma não costuma dar sintomas. Quando de forma avançada, os sintomas vão variar a depender do órgão acometido.
Embora seja um câncer agressivo, o melanoma costuma demorar algum tempo até provocar estrago. “O período varia muito, mas ele costuma evoluir em dois ou três anos, ou seja, tempo suficiente para que as pessoas notem algo estranho e procurem um médico”, afirma Duprat, que ressalta a importância do diagnóstico precoce.
Como saber que minha postura está correta?
Como tirar a barra de navegação da área de trabalho?
Qual a toalha de banho mais macia?
Como tirar calo seco do pé caseiro?
Como superar uma decepção de um amigo?
O que a noz da Índia causa no organismo?
Como tirar a carteirinha de estudante de graça?
Como tirar pelo da garganta do cachorro?
O que é melhor tinta corante ou pigmentada?
Como retirar cavilhas de madeira?
Como conservar a pupunha cozida?
Como tirar cola de adesivo de panela nova?
Como saber se minha sobrancelha está certa?
Qual é o suco verde que mais emagrece?
Como saber se o filé de tilápia está bom?
Como usar o Strava na natação?
Como saber se uma substância é iônica?
Como aplicar o sulfato de alumínio na piscina?
Qual o sintomas da tireoide na garganta?
Quais os cuidados são necessários para se proteger da violência?