“Mais de Um” REPETIDO na frase Ou seja, quando a expressão aparece mais de uma vez numa mesma frase, elas fogem da regra e concordam com o plural em vez do singular. E como se a lógica fosse: “mais de um” é singular, mas singulares juntos são 2, então fica no plural.
Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde. É uma hora da tarde.
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
Quando a expressão se repetir: a) Mais de um funcionário e mais de um estagiário tiraram férias este mês.
...
A expressão “mais de um” e o verboMais de um cineasta realizou este filme.Mais de um jogador teve contusões.Mais de uma atriz levou o prêmio por melhor atuação.Mais de uma greve está por vir na educação.
As duas formas estão corretas.
Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.
22 curiosidades que você vai gostar
O uso de e/ou é errado quando os elementos apresentados se excluem, não se podendo optar pelos dois elementos ao mesmo tempo. Nesses casos deverá ser utilizada apenas a conjunção ou, com valor exclusivo, indicando ou um ou outro. Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe.
A forma correta de escrita é seriam de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito terminando na sílaba -am. Seriam é uma forma verbal do verbo ser, nomeadamente a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo.
Você vai utilizar o mais sempre quando for transmitir uma ideia ou noção de quantidade, de intensidade ou de excesso. Dependendo do contexto, ele pode vir assumir a função de conjunção, substantivo, advérbio de intensidade, preposição e até mesmo um pronome indefinido.
Quando a expressão MAIS DE UM é repetida na frase, a concordância é com o PLURAL. Ou seja, quando a expressão aparece mais de uma vez numa mesma frase, elas fogem da regra e concordam com o plural em vez do singular. E como se a lógica fosse: “mais de um” é singular, mas singulares juntos são 2, então fica no plural.
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram.
Significado de Concedido
adjetivo Que foi alvo de concessão; autorizado, outorgado, assentido. Que se pode permitir ou consentir; permitido, atribuído: verbas concedidas. Que se concedeu; que foi dado ou oferecido a; dado, ofertado.
Não existe erro de concordância verbal na frase «Em ambos os estudos foi utilizado o conceito de qualidade [...]», visto que a forma verbal «foi utilizado» concorda com o sujeito da frase [passiva], que neste caso é «o conceito de qualidade».
A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!
Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. É importante ressaltar que os verbos podem expressar outros tipos de fatos que não ação, estado ou fenômeno.
[Gramática] O plural sãos e o feminino sã só correspondem nas acepções em que esta palavra é usada como substantivo: saíram do acidente sãos e salvos; mente sã.
1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Formação do plural dos artigos. o, os; a, as; um, uns; uma, umas.
De modo geral, mas é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo mais se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.
“Mas” pode ser, além de conjunção, substantivo masculino. E “mais”, além de advérbio, pode ser adjetivo e substantivo masculino.
Séria é o feminino de sério. O mesmo que: complicada, mal-humorada, zelosa, verdadeira, valorosa, sóbria, sisuda, cuidadosa, conscienciosa.
# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verbo “ser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.
Contribuir: contribuis, contribui.b) O verbo CRIAR e vocábulos cognatos:c) Os verbos em “-EAR” recebem um “i” nas formas rizotônicas:d) Os verbos MEDIAR (INTERMEDIAR), ANSIAR, REMEDIAR, INCENDIAR e ODIAR recebem um “e” nas formas rizotônicas:
Para que serve planta cura tudo?
Qual melhor horário para tomar shot?
Como dar cimetidina para cachorro?
Como é a fisioterapia para canelite?
Qual a indicação do remédio Celecoxibe?
Como tratar assimetria craniana?
Para que serve cálcio de magnésio e zinco?
Como tratar caroço na barriga do gato?
Como tirar cicatriz Hipocromica?
Como a caxumba desce para os testículos?