APRESENTAÇÃO ANTES DO PRAZO. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PRECEDENTES DA CORTE. A apresentação do cheque pré-datado antes do prazo avençado gera o dever de indenizar, presente, como no caso, a conseqüência da devolução do mesmo por ausência de provisão de fundos.
O cheque é pagável à vista. Considera·se não escrita qualquer menção em contrário. Parágrafo único. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.
O cheque é pago na data da apresentação ao banco, independente da data prevista no documento cambial. Nesse caso, aquele que antecipa a apresentação do título de crédito viola a boa-fé objetiva do contrato (STJ, súmula 370), não necessita se comprovar o dano moral, ele é presumido. STJ, súmula 370.
O cheque pós datado, numa linguagem simples, nada mais é senão um cheque preenchido com data posterior àquela em que efetivamente foi emitido, com o objetivo de que sua apresentação e compensação se dêem em data posterior à data em que foi utilizado como pagamento.
“O cheque pós-datado é importante instrumento de concessão de crédito ao consumidor. Embora a pós-datação não produza efeitos perante o banco sacado, na hipótese de apresentação para liquidação, ela representa um acordo entre tomador e emitente. A apresentação precipitada do cheque significa descumprimento do acordo”.
34 curiosidades que você vai gostar
1) Um leitor indaga se um cheque dado hoje, com data futura e para ser cobrado depois, é pré-datado ou pós-datado. 2) Maria Helena Diniz assim faz a distinção: I) Pré-datar é lançar data com antecipação; II) Pós-datar é colocar uma data futura para que só nela o documento seja apresentado.
3 A Natureza Jurídica do Cheque Pós-Datado
32 da lei 7.357/85, que regulamenta o cheque. Gladston Mamede29, explica que a pós-datação do cheque, isto é, a emissão com data posterior, é ato jurídico válido, apenas não tem o poder de impedir o pagamento do cheque se há apresentação em data anterior á constante no titulo.
O cheque é um titulo formal, pois segue um modelo padronizado. a) A denominação, cheque inscrita no contexto do título e expressa na língua em que este é redigido; b) A ordem incondicional de pagar quantia determinada; c) O nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar (sacado).
Os cheques podem ser divididos em duas categorias segundo a sua forma de emissão: Ao portador — pode ser sacado por qualquer um que se apresente com o cheque. Nominal — o banco só pode pagar àquele que estiver indicado no cheque mediante a apresentação de documento de identificação.
Qual a importância da Declaração de Alma Ata?
O que fazer para ter uma pele saudável e bonita?
É normal sentir dor no umbigo no início da gravidez?
Como controlar o nervosismo na hora da prova de direção?
Quando e como surgiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
Como foram criados os jogos de tabuleiro?
Como ficar com nome invisível no Among Us?
Quais foram os principais vestígios dos primeiros povos da América?
Quando surgiu a Educação Física escolar no Brasil?
Como surgiu o Alvin e os Esquilos?
Como surgiu a Educação Física na Grécia?
Como saber quais são os verbos pronominais?
Qual via da declaração de óbito fica com a família?
Como transferir livro para o Kindle?
Como transferir um arquivo grande de um computador para outro?
Como passar meus apps para outro iPhone?
Como transferir bens de falecido?