ISBN: 972-757-214-6. A frase está, de facto, incorreta, se nela ocorrer «têm havido», porque o verbo haver se conjuga apenas na 3. ª pessoa do singular quando significa «existir». A forma correta é, portanto, «Ultimamente tem havido muitos desastres».
Quando o verbo “haver” aparece acompanhado de um verbo auxiliar, este assume o comportamento impessoal, permanecendo no singular. É por isso que dizemos “Deve haver indícios de fraude”, “Pode ter havido casos semelhantes”, “Vai haver reações”, “Tinha havido exposições”, “Há de haver pessoas honestas” etc.
1. Ter, possuir, estar na posse de. 2. Conseguir.
«Havia havido» é equivalente a «tinha havido», pois trata-se de duas formas igualmente legítimas do pretério mais-que-perfeito composto do verbo haver.
IndicativoPresente. euhei. tuhás. elehá nóshavemos. ... Pretérito Imperfeito. euhavia. tuhavias. elehavia. nóshavíamos. ... Pretérito Perfeito. euhouve. tuhouveste. elehouve. ... Pretérito Mais-que-perfeito. euhouvera. tuhouveras. elehouvera. ... Futuro do Presente. euhaverei. tuhaverás. elehaverá ... Futuro do Pretérito. euhaveria. tuhaverias. elehaveria.
34 curiosidades que você vai gostar
O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?
Com de, além da obrigação (moral ou não), teve aponta para um estudo realizado, e tinha dá na mesma as duas possibilidades (ter estudado ou não, sem qualquer indicação do quê, com ambas as formas verbais).
Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti.
Que teve existência: 1 existido. Que aconteceu: 2 acontecido, ocorrido, realizado, sucedido, tido.
Ter possuído, estando na posse de algo: 1 possuído, disposto, detido, portado, contado, reunido, gozado, desfrutado, fruído, usufruído, senhoreado, nutrido. Ter contido ou ter sido composto por: 2 contido, incluído, abrangido, compreendido, encerrado, apresentado, composto.
substantivo masculino Acontecimento; o que aconteceu: ele narrou o ocorrido para os policiais. adjetivo Acontecido; que ocorreu, aconteceu, sucedeu: mais um caso de Dengue ocorrido em São Paulo. Etimologia (origem da palavra ocorrido). Part. de ocorrer.
Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito. Exemplo: Existem muitas pessoas que não gostam de frutos do mar. Quando o verbo existir fizer parte de uma locução verbal, o auxiliar concordará com o sujeito e não com o verbo principal. Exemplo: Devem existir muitas pessoas que não gostam de frutos do mar.
3o) “Devem evitar” e “deve assistir” são locuções verbais. 4o) A diferença está no verbo principal: EVITAR é transitivo direto e ASSISTIR é transitivo indireto.
Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe. Encontrar-se obrigado a se devotar ou se consagrar a: deve-se à religião e à esposa.
Tive vem do verbo ter. O mesmo que: experienciei, efetuei, defini, trouxe, ocupei, apresentei, houve, julguei, conservei.
As duas formas – estiveram e tiveram – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais de diferentes verbos, devendo, por isso, ser usadas em diferentes situações.
O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: - Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. - Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro. = Eles já haviam cantado quando chegamos ao teatro.
Ambas são conjugações verbais do vocábulo “haver” e estão no pretérito imperfeito do indicativo. A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter”
Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.
Quando usar o "há" Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
Verbos existenciais: ter/haver. ReVEL, v. 9, n. 17, 2011.
Como funciona a câmera com sensor de movimento?
Como aumentar a barra de amizade no The Sims 4?
Quais são os elementos de uma Radiciação?
Como era o funcionamento do sistema de capitanias hereditárias Brainly?
Como fazemos para mudar o plano de fundo da área de trabalho?
Como se cadastrar no auxílio de 200 reais do governo do Amazonas?
Como mover todos os E-mail para uma pasta no Gmail?
Como fazer para trabalhar em escolas da prefeitura?
Como funcionava a sociedade egípcia?
Qual a relação entre Padre Cícero e Lampião?
Como funcionava a política dos governadores que predominou durante a Primeira República?
Como limpar relógio dourado lince?
Como é calculada a velocidade da luz?
Como funcionava a prensa desenvolvida por Gutenberg Brainly?