4.º – O verbo que está na passiva é o verbo “manter”, e não o verbo “dever”. Trata-se de “ser mantido”, e não “ser devido”. Se a frase inicial fosse «É devido manter o sigilo.», então a sua correspondente poderia ser «Deve-se manter o sigilo.»
A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.
Se ele mantiver é a forma correta de escrita da expressão. A expressão se ele manter está errada. Mantiver é a forma conjugada do verbo manter na 1.
Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.
a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.
29 curiosidades que você vai gostar
O mesmo que se apresenta, que se mostra enquanto tal, que se revela. Exemplo de uso da palavra Apresenta-se: Lenda do teatro apresenta-se no teatro municipal.
Conjugação do verbo: manterPresente. eu. mantenho. tu. manténs. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. mantinha. tu. mantinhas. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. manterei. tu. manterás. ... Presente. que eu. mantenha. que tu. mantenhas. ... Futuro. se eu. mantiver. se tu. mantiveres. ... Pessoal. eu. manter. tu. manteres. ... eu. manteria. tu. manterias. ele/ ela/ você
Deixar ou ficar em determinada posição ou estado. 2. Conservar; defender; observar.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
Professor Victor M.
Ou seja, "fazem-se". O mesmo serve para a tão comum frase: Alugam-se casas. Ou seja, casas são alugadas.
Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)
verbo transitivo direto, transitivo direto predicativo e pronominal Permanecer ou fazer ficar numa certa posição, circunstância ou condição; conservar-se: manter as mãos fora dos bolsos; manteve-a presa em sua cozinha; manteve-se estático; manteve-se deitado.
IndicativoPresente. eumantenho. tumanténs. elemantém. ... Pretérito Imperfeito. eumantinha. tumantinhas. elemantinha. ... Pretérito Perfeito. eumantive. tumantiveste. elemanteve. ... Pretérito Mais-que-perfeito. eumantivera. tumantiveras. elemantivera. ... Futuro do Presente. eumanterei. tumanterás. elemanterá ... Futuro do Pretérito. eumanteria. tumanterias.
Conservar-se, permanecer.
A concordância com a partícula apassivadora se deverá ser feita de acordo com o sujeito paciente, podendo ficar no singular ou no plural: Encontram-se muitas coisas na Internet. Encontram-se muitas pessoas nesses eventos.
Pronome apassivador ou partícula apassivadora
Ao exercer a função de pronome apassivador/partícula apassivadora, o “se” é indicativo de voz passiva sintética e estabelece relação com verbos transitivos diretos ou verbos transitivos diretos e indiretos. Exemplos: Venderam-se várias casas.
A regra geral é simples: a partícula “se” atenua o sentido do verbo e pode ou não esconder o sujeito oculto ou indeterminado. Se o verbo não pede preposição, a oração tem sujeito e o verbo sempre concordará com ele, em singular ou plural.
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.
Conjunções Integrantes
Introduzem orações subordinadas com função substantiva: que, se.
Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Resposta: Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.
Qual a melhor pomada para tirar manchas da virilha?
Quais as empresas que praticam a responsabilidade social?
Como tirar o cheiro de cigarro rápido?
Quais são as principais aplicações da logística?
O que fazer quando o cachorro não anda?
Quem responde processo pode viajar para fora do Brasil?
Quanto tempo um protetor solar dura?
Qual o valor de um apartamento de 2 quartos em Portugal?
Qual é o significado do nome Gabriela?
Qual a importância dos estudos de bioequivalência?
Quanto tempo para dobrar o joelho após cirurgia?
Como fazer o reconhecimento de paternidade gratuito?
Que Deus renove nossas forças a cada dia?
Quais empresas formam a Via Varejo?