Segunda Lei da Termodinâmica Segundo Carnot, para que ocorra conversão contínua de calor em trabalho, uma máquina térmica deve realizar ciclos contínuos entre a fonte quente e a fonte fria, as quais permanecem em temperaturas constantes.
Não é possível construir uma máquina térmica que transforme integralmente o calor em trabalho. Em outras palavras, é impossível construir uma máquina térmica com 100% de eficiência. Máquinas térmicas Uma máquina térmica é um equipamento que pode transformar calor em trabalho.
O engenheiro francês Nicolas Leonard Sadi Carnot imaginou um ciclo ideal, o Ciclo de Carnot, onde a eficiência da conversão de energia térmica em trabalho mecânico seria máxima. Porém, seus estudos logo apontaram que não havia como evitar a perda de uma quantidade de calor em qualquer máquina a vapor.
Considerando que a Primeira Lei da Termodinâmica é dada por ΔU = Q - W, onde ΔU é a variação da energia interna do gás, Q é a energia transferida na forma de calor e W é o trabalho realizado pelo gás, é correto afirmar que: a) A pressão do gás aumentou e a temperatura diminuiu.
O calor trocado associado ao ciclo é a diferença entre a quantidade de calor recebido por uma fonte chamada FONTE QUENTE (que se encontra a uma temperatura T) e a quantidade de calor cedido para uma fonte chamada FONTE FRIA (que se encontra a uma temperatura T< T). \tau = Q_1 - Q_2\tau = Q_1 - Q_2.
Todo o calor recebido de uma fonte quente Q1 seria transformado em trabalho W. Podemos tomar como exemplo a combustão de uma substância qualquer. ... O rendimento de uma máquina térmica pode ser definido matematicamente como sendo uma razão entre o trabalho realizado (W) e o calor cedido pelo reservatório quente (Q1).
Se a transformação for realizada no sentido horário (ver gráfico abaixo), há uma conversão de calor em trabalho, ou seja, o trabalho é maior do que zero (W > 0). Se a transformação for realizada no sentido anti-horário (ver gráfico abaixo) existe uma conversão de trabalho em calor, ou seja, o trabalho é menor do que zero (W < 0).
O calor e trabalho tem significado apenas enquanto ocorre transferência de energia para um sistema, somando -se ou subtraindo -se energia interna total. Para entendermos melhor como o calor e trabalho são trocados com o ambiente vamos considerar como sistema um gás.
O calor trocado associado ao ciclo é a diferença entre a quantidade de calor recebido por uma fonte chamada FONTE FRIA (que se encontra a uma temperatura T _1_1 ) e a quantidade de calor cedido para uma fonte chamada FONTE QUENTE (que se encontra a uma temperatura T _1_1 < T _2_2 ). Esquematicamente, teremos o seguinte:
O estudo de transformação de energia é importante na aplicação das ciências físicas. A capacidade de transformar energia automatiza, gera luzes, diverte e aquece o mundo de maneiras surpreendentes. O conceito de transformação de energia pode ser ilustrado em uma série de atividades comuns.
O que significa a palavra besuntados?
O que é metabolismo acelerado?
Quantos km tem a praia de navegantes?
Que quer dizer a palavra marujo?
O significado da palavra aparentava?