Guia de Oxumarê Amarela e Preta Intercaladas.
Essas guias são colares que todos usam, a começar pela guia de Oxalá e tem significado duplo: primeiro o de proteção, depois de doação. ... As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado.
No candomblé, cada um dos orixás (divindades da religião iorubá) simboliza um elemento da natureza e possui uma cor de preferência. O amarelo seria a cor de Oxum, orixá feminino que representa a riqueza, a beleza e a fertilidade, explica o sociólogo Reginaldo Prandi.
Linha de Oxum = Contas Amarelas (Douradas) - Candomblé/ Azuis-escuras, podendo usar dourado também (Umbanda) Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)
Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.
15 curiosidades que você vai gostar
TIPOS DE GUIAS
Existem ainda as guias de aço que levam os emblemas dos Orixás, mais conhecidas como guias de Ogum, já que este é o Orixá que manipula o ferro e o metal.
Ogum: Topázio azul, que é utilizado para defesa contra brigas, roubos e ajuda na abertura de caminhos. Oxossi: Turquesa, que proporciona fartura, crescimento pessoal e equilíbrio emocional. Logum Edé: Safira azul, que inspira criatividade, ajuda na concentração e protege nas viagens.
Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.
Xangô foi um filho muito rebelde e saía pelo mundo fazendo o que queria. Seu pai Oxalá era informado de seus atos, recebendo diversas queixas das artes de seu filho.
“Tem gente que usa vermelho com branco, siginifica que é de Xangô, azul com branco é Iemanjá”, exemplifica Leticia.
Cor. A cor da linha de Xangô na Umbanda é a cor marrom, já que esse orixá é muito ligado à natureza e às pedreiras.
Ela é protetora daqueles que possuem algum tipo de relação com o mar, dos próprios seres humanos até a fauna e a flora. E não é só isso: Iemanjá também possui ligação com a maternidade. Por causa de sua conexão extremamente forte com o mar, foi designada à cor azul-claro.
As cores para este orixá são fortes: vermelho ou azul escuro (depende de cada casa) e demarcadas, como a força de Ogum.
As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.
Por serem pessoas muito simplórias e pela linha de trabalho que estão, a cor principal que os representam é o branco.
1ª — Os colares dos Orixás costumam ser de uma só cor. 2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).
Os Airás são mais velhos, fazem parte da família real da dinastia Ifé/Oyó, suas contas são brancas rajadas de vermelho ou marron.
Reino de Exus. LÚCIFER: acha-se no direito de apresentar-se da forma que desejar. Sua vestimenta é a mais requintada de todas; usa capa forrAda de vermelho. Na cabeça dois cornos, e sua apresentação é a de um nobre cavalheiro.
Guias Espirituais são seres de luz designados antes de nascermos. São enviados para nos guiarem pela vida e ajudar a cumprir o contrato espiritual que fizemos antes de encarnarmos. Os guias estão em níveis variados de consciência. Alguns podem ser mestres ascensionados e outros podem até estar encarnados.
Lembre-se de deixar um espaço a mais sem contas e vá colocando-as até que sua guia fique de um tamanho que você gosta. Se a entidade pedir que se use mais de uma cor, intercale sete contas de cada uma, até que fique pronto.
O uso da guias – principalmente pra quem usa uma grande quantidade – chama a atenção. ... No livro Formulário de Consagrações Umbandistas, Pai Rubens Saraceni destaca que não há nada de excepcional, incomum ou fetichista no fato de médiuns umbandistas usarem as guias para proteção espiritual.
Seus números para sorte: 7 e 14. Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos.
Confira aqui quais são as ervas de Ogum:açoita-cavalo;açucena-rajada (cebola-cencém);agrião;arnica-erca lanceta.aroeira;cabeluda-bacuica;cana-de-macaco;cana de brejo;
Na preparação de qualquer assentamento de orixá os rituais da sasanha, folha sagrada e água sagrada são imprescindíveis. Determinados assentamentos de ogum são preparados da mesma forma do ibá de Exu, embora o ato de sacralização seja diferente.
O quartzo branco é uma pedra ideal para quem deseja obter um efeito mais uniforme e sofisticado na sua decoração. Quer saber mais sobre o quartzo branco e as vantagens que essa pedra pode proporcionar para o seu espaço?
Qual o prazo para embargos de divergência no novo CPC?
Como por legendas em imagensnum treabalho word?
O que vem a ser a comunicação empresarial?
Em que EP Luffy derrota akainu?
Qual é a definição de gestão de qualidade total?
Quantos litros vai no câmbio do Corolla?
Quem pode realizar o exame de espirometria?
Quem tem pressão alta pode comer ovo cozido?
Como se diz Cachoeira em Tupi-guarani?
Quantas camadas até chegar ao útero?
Quanto custa uma lipo e abdominoplastia?
Qual a teoria utilizada pelo Código Penal na definição do lugar do crime?