No âmbito motor, podemos perceber a melhora na resistência física e o favorecimento de sua adaptação ou readaptação física global, enquanto na esfera psíquica e social, podemos observar ganhos variados, como a melhora da auto-estima, integração social e redução da agressividade.
Os resultados apontam que a prática do esporte adaptado, como o voleibol sentado, potencializou a qualidade de vida dos praticantes, com destaque aos aspectos como socialização e autoestima dos envolvidos, contribuindo nos processos de inclusão socioeducacional.
O vôlei sentado pode até parecer um esporte fácil, porém é considerado um dos esportes paralímpicos mais rápidos, sendo jogado atualmente em mais de 50 países. Prevenir doenças secundárias e promover a inclusão estão entre os principais aspectos que a prática da modalidade proporciona.
No vôlei sentado, o jogador deve ter contato com a quadra com uma parte do corpo entre o ombro e os glúteos sempre que tocar a bola. É proibido erguer-se ou pôr-se de pé. Uma pequena perda de contato com a quadra é permitida para jogar a bola, quando a bola estiver completamente mais alta que o topo da rede.
A principal norma é: para bater na bola, os glúteos devem estar encostados no chão. De forma geral, homens e mulheres podem competir, sendo sempre seis jogadores por time. A rede tem altura de 1,15m, no caso dos homens, e 1,05, para as mulheres. Isso permite que os praticantes atuem sentados.
No ano seguinte, foi fundada a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) e, nesse mesmo ano, a seleção masculina participou dos jogos Parapan-Americanos e obteve a medalha de prata. Atualmente, a seleção masculina possui 3 medalhas de ouro nos jogos Parapan-Americanos (2007, Rio de Janeiro; 2011, Guadalajara; 2015, Toronto).
Dentre todos as modalidades paraolímpicas, ele é considerado um dos jogos de maior agilidade e rapidez e atualmente é praticado em mais de 50 países. No Brasil, o voleibol sentado começou a ser praticado em 2002.
O vôlei sentado é uma modalidade do esporte que foi adaptada para pessoas que possuem algum tipo de deficiência física relacionada à locomoção. No entanto, ele também pode ser praticado por todas as pessoas, inclusive nas aulas de educação física nas escolas. Isso porque o vôlei sentado melhora a saúde física, os reflexos, a agilidade e a ...
Classificação do vôlei sentado Dependendo da gravidade da deficiência e das limitações, os jogadores do voleibol sentado são classificados em dois grupos: Deficiência severa (VS1): apresentam deficiências relacionadas à locomoção mais acentuadas, por exemplo, pernas ou braços amputados.
O que protege o estômago do suco gástrico?
Qual o hormônio que estimula a produção de HCl?
Qual o tipo mais raro de câncer?
Qual a melhor espada já criada?
Como tirar folha de cheque no caixa eletrônico Santander?
Onde eu posso tirar minha carteira de trabalho?
Quanto custa 1 sessão de quimioterapia?
Quantos balde de areia para um saco de cimento reboco?
Como decompor 100 em dezena é unidade?
Qual antibiótico usar para quem tem alergia a amoxicilina?
O que comer antes do treino para secar barriga?
Como escrever por extenso toneladas?
Como se escreve semifinal na nova ortografia?
Como calcular a área de um polígono regular?
Como descobrir por onde passa o cano de esgoto?