Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
A fórmula simples para achar a área de um polígono regular (com todos os lados e todos os ângulos iguais) é: área = 1/2 x perímetro x apótema. Em outras palavras, essa fórmula quer dizer que: Perímetro = a soma do comprimento de todos os lados.
A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.
Área = base × altura ou A = b × h. Área = (diagonal 1 × diagonal 2)/2 ou A = (d1 × d2)/2. Exemplo: uma forma de quatro lados apresenta dois lados com comprimento igual a 4 metros. Você pode descobrir a área desse quadrado multiplicando sua base por sua altura: 4 × 4 = 16 metros quadrados.
Uma das maneiras de calcular a área de um losango é multiplicando-se as suas diagonais e dividindo o resultado obtido pela metade, veja: Onde D é a medida da diagonal maior (AC) e d a medida da diagonal menor (BD).
19 curiosidades que você vai gostar
Para determinar o perímetro de um polígono irregular, basta encontrar o total de comprimento dos lados. Para isso, some todos os valores que você anotou. Por exemplo: se os lados do polígono medem 4, 4, 3 e 3 unidades, o total seria de 14 centímetros (o perímetro da forma).
Para calcular a área de um trapézio, precisamos conhecer o valor das medidas das suas bases e da sua altura. A área é a soma das bases vezes a altura dividido por dois. A área do trapézio é a soma das bases vezes a altura dividido por dois.
A área do polígono regular, figura que possui lados e ângulos congruentes, é obtida pelo produto de seu semiperímetro por seu apótema. Para que um polígono seja considerado regular, ele precisa cumprir três pré-requisitos: ser convexo, ter todos os lados congruentes e ter todos os ângulos internos com a mesma medida.
Os quadriláteros são os polígonos que possuem 4 lados, 4 vértice e 4 ângulos. Conheça os principais quadriláteros: retângulo, quadrado, losango, paralelogramo, trapézio.
Dentre os principais polígonos, temos o pentágono. Em outras palavras, a área do pentágono é calculada multiplicando o perímetro do polígono pelo seu apótema.
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
A área de um retângulo pode ser calculada por meio da fórmula A = b·h, em que b é a base (ou largura) e h é a altura (ou comprimento).
Qual a área de um retângulo que possui 8 cm de base e 10 cm de altura? Como se trata de um retângulo, para encontrar a área, basta multiplicar a base pela sua altura: Portanto, a área do retângulo será 80 cm².
Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura. Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).
O que é um pentágono:
Pentágono é uma figura geométrica formada por cinco ângulos e lados. Também é o nome da sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, símbolo das Forças Armadas dos EUA. Nos estudos da geometria, os pentágonos (polígonos de cinco lados), podem ser divididos em regulares e irregulares.
Octógono, em geometria, é um polígono com oito lados, com oito ângulos internos e oito ângulos externos, portanto um octógono regular tem todos os lados de mesmo tamanho e todos os ângulos com a mesma medida.
Os losangos são figuras geométricas planas formadas por quatro lados que possuem medidas iguais. Eles são polígonos porque seus lados são formados por segmentos de reta que se encontram apenas nas extremidades, por isso, possuem todas as características e propriedades que os polígonos possuem.
De forma geral, a área de um triângulo consiste na metade da multiplicação da base pela altura.
Para calcular a área de um trapézio basta somar a base maior e base menor, multiplicar pela altura e depois, basta dividir o resultado por dois.
A área de um trapézio é encontrada com a fórmula, A=(a+b)/2 x h. Aprenda a usar a fórmula para encontrar a área de trapézios.
Deste modo, podemos escrever que A =(P x a)/2, onde P é o perímetro (soma de todos os lados da figura) do hexágono e a é o valor de sua apótema.
O perímetro é o comprimento da linha ou do contorno de uma determinada figura (polígono). Ou ainda, é a soma das medidas dos lados de um polígono.
Quanto tempo demora pra cair o pagamento do boleto Mercado Livre?
Como fazer parcelamento em cheque?
É fácil engravidar depois de uma cauterização?
O que faz ficar bêbado mais rápido?
Quando foi criada a Constituição do Brasil?
Como deixar cabelo Justin Bieber?
Quando surgiram os esportes paralímpicos?
O que fazer para se acalmar antes de uma apresentação?
Como surgiram os primeiros mapas na história da humanidade?
Como saber os principais pontos de um texto?
O que fazer para deixar a pele dourada?
Quais sobrenomes tem origem italiana?
Como ganhar massa muscular nos ombros?
O que é bom para calo entre os dedos?
Como fazer para ficar com meu melhor amigo?