"Bushido" é um termo da língua japonesa que significa literalmente "caminho do guerreiro" (do japonês "bushi" = guerreiro; "do" = caminho). Este correspondia a um código de honra subentendido, não escrito e que de certa forma ditava o modo de vida dos guerreiros samurais do Japão feudal.
O código dos samurais diz: 'É difícil derrotar os inimigos; é fácil derrotar a si mesmo'. Todo o treinamento se concentrava no autoconhecimento que gerava autoconfiança e a decorrente segurança nas decisões em momentos de crise e dificuldade.
Miyamoto Musashi Musashi, o maior de todos. Miyamoto Musashi (1584-1645) é o mais famoso samurai da história.
O caminho do guerreiro — Bushido, traduzido para o português — é o código de conduta e ética seguido pelos guerreiros samurais do Japão Feudal (Séc. VIII — Séc. XIX).
As principais virtudes do Bushido são Justiça ( GI ), Coragem ( YUU ), Benevolência ( JIN ), Educação ( REI ), Sinceridade ( MAKOTO ), Honra ( MEIYO ) e Lealdade ( CHUUGI ).
O código de honra Havia uma máxima entre eles: a de que a vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre. Assim, esses guerreiros prezavam a honra, a imagem pública e, o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida. A morte, para o samurai, era um meio de perpetuar a sua existência.
Bushidô
Seguir o bushidô é dar ênfase à lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade.
Ralph Faulkner: também conhecido como The Boss, esse americano não apenas é considerado um mestre por sua habilidade extrema com a espada, mas também por sua carreira como professor de esgrima profissional no cinema. Em outras palavras, é um coreógrafo da luta com espadas – o melhor do mundo, na verdade.
Miyamoto Musashi Miyamoto Musashi foi um samurai japonês que ficou conhecido por usar a técnica Niten ichi-ryu, ou Estilo dos Dois Céus ou Duas espadas, como também é chamada. Acredita-se que o espadachim tenha nascido em 1854 numa aldeia que tinha o seu nome, em Honshu.
Seguir o bushidô é dar ênfase à lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade.
O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra: ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo. Um samurai é leal àqueles que estão sob seus cuidados.
Nos tempos do Japão feudal, os samurais defendiam seus territórios com a própria vida se preciso fosse. Muito retratada em livros, pinturas e superproduções cinematográficas, a imagem do samurai chegou ao século 21 envolta em uma aura mítica e por vezes até romântica.
O samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Ele deve ser cortês até mesmo para com os seus inimigos. Se não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um homem é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como trata os outros os seu redor.
Um samurai treina arduamente para fazer o bem. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver. O samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força.
O que é pagamento parcial da fatura?
O que é quartzo e para que serve?
Quais são os três tipos de internação?
Quais são os animais Oviviparos?
Quais são as cadeias de montanhas da Europa?
Quanto tempo para tirar os pontos do siso?
Como desinflamar o corpo em casa?
São palavras cognatas e falsas cognatas?
Quem ganha 3.500 paga quanto de Imposto de Renda?
O que fazer depois da raspagem nos dentes?
Qual o tempo de uma sessão de quimioterapia?