Na época do descobrimento do Brasil, a região onde forma o Rio Grande do Sul era habitada pelos índios Minuanos, Charruas e os Caaguarás que viveram 12 mil anos aC. . Eram bons ceramista e, na caça, usavam boleadeiras, até hoje um dos instrumentos do peão gaúcho.
O que é certo é que habitavam o Rio Grande do Sul já pelo século II a. C. Preferiam zonas de araucárias porque o pinhão, em estado natural ou reduzido à farinha como pilão e guardado seco, constituía a base de sua alimentação. Dedicavam-se também à caça, pesca e coleta, mas sua agricultura era insignificante.
Até um século após o Descobrimento do Brasil (1500), a região ainda era ocupada principalmente por indígenas. A geografia está entre as justificativas que retardaram a colonização. Na região viviam índios gê, pampeano e os guarani. O grupo gê, também chamado de tapuia, estava na região denominada "Cima da Serra".
Os indígenas do Rio Grande do Sul são integrantes dos povos Kaingang, Guarani, Charrua e Xokleng.
População caracterizada como caçadora-coletora com uma horticultura incipiente. Apresentava uma organização social tribal na qual todos eram liderados por um chefe geral-cacique e cada família por um chefe, que governava em caráter paternal, o cacique subordinado. Dividiam as tarefas conforme a idade e o sexo.
28 curiosidades que você vai gostar
Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. ... O município de Gramado foi criado pela Lei 2 522, de 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara. ... A Serra Gaúcha foi habitada, desde tempos imemoriais, pelos índios caingangues.
História. A área era habitada por indígenas caingangues desde tempos imemoriais, mas estes foram desalojados violentamente pelos chamados "bugreiros", abrindo espaço, no final do século XIX, para que o governo do Império do Brasil decidisse colonizar a região com uma população europeia.
Na época do Descobrimento do Brasil, a região que hoje forma o Rio Grande do Sul era habitada pelos índios minuanos, charruas e caaguaras, que viveram há 12 mil anos a.C.
Os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul foram os povos nativos, ou seja, indígenas. Até um século depois do Descobrimento do Brasil, a região ainda era ocupada principalmente por índios Gê, Pampeano e Guarani.
Os indígenas que viviam nas terras onde hoje é o Rio Grande do Sul, antes da chegada dos europeus, pertenciam à três grupos: os Guarani, Jê e os Pampianos.
O território que hoje constitui o Rio Grande do Sul já constava nos mapas portugueses, sob o nome de Capitania d El-Rei, desde o século XVI.
O Rio Grande do Sul foi pioneiro no refino de petróleo, com a instalação, em 1932, da Destilaria Sul-Riograndense, em Uruguaiana.
A infraestrutura do Rio Grande do Sul é apontada pela pesquisa como a 8ª melhor entre os estados com mais de 4 milhões de habitantes na América do Sul. Ainda fortemente dependente de estradas, a logística gaúcha está recebendo investimentos de R$ 10 bilhões entre contratos em execução e aqueles já acordados.
A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano. Nós índios somos como plantas.
Para fugir do frio, eles escavavam as moradias na terra, não sem observarem a inclinação do solo para deixar escorrer a água da chuva. Também fabricavam vasos de cerâmica para cozinhar e estocar alimentos. E, longe de casa, cremavam seus mortos.
Praticavam a antropofagia com os inimigos e enterravam os seus mortos em igaçabas (potes de cerâmica). Acreditavam no curupira, no caipora e na Iara. A cultura gaúcha herdou dos guaranis a lenda do boitatá, o pala, a erva-mate e a cultura do fumo, que eles utilizavam em rituais religiosos.
Os primeiros habitantes de Porto Alegre foram os índios guaranis, que habitavam o sul do Brasil. Depois vieram os tropeiros, que eram viajantes que vinham atrás do gado e precisavam de um pouso antes de seguir viagem.
NOVOS IMIGRANTESIMIGRANTES POLONESES. Os primeiros imigrantes poloneses chegaram ao Brasil em 1869 e se estabeleceram em Brusque, Santa Catarina. ... IMIGRANTES JUDEUS. Os primeiros imigrantes judeus chegaram no Rio Grande do Sul já no século XIX, com os alemães. ... IMIGRANTES JAPONESES.
Corria o ano de 1875 quando chegaram as terras do atual Município os primeiros colonizadores, José Manoel Corrêa e cinco filhos homens, que se estabeleceram onde hoje assenta a Cidade, e Trintão José Francisco de Oliveira e Leonor Gabriel de Souza, que se fixaram no local chamado Linha 28.
A colonização é europeia, iniciada por imigrantes lusos, em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado.
Neste núcleo já havia habitantes de origem luso-açoriana, com terras registradas desde 1880 e 1882, e seus pioneiros colonizadores eram Tristão José Francisco de Oliveira e José Manoel Corrêa.
Os restaurantes familiares, as rotas da cerveja, as festas da uva, tortas e chocolates artesanais são muito apreciados por viajantes que vem de longe para conhece-las.
Diferentes colonizadores
A região de Gramado e Canela foi colonizada por três diferentes povos: alemães, portugueses e italianos. Desta mistura resultou-se uma cultura diversificada, com muitas particularidades de costumes e uma deliciosa herança gastronômica.
Por que morar no Rio Grande do Sul? Não é apenas o desenvolvimento socioeconômico que proporciona ótima qualidade de vida nas melhores cidades do Rio Grande do Sul. O estado consegue combinar de forma única a natureza, com seu clima ameno e belezas naturais, a uma forte pegada histórica e cultural.
As paisagens mais famosas são as da serra (Gramado, Canela, Bento Gonçalves, entre outras), mas merecem bastante atenção os cânions (em São Francisco de Paula e Cambará do Sul, por exemplo) e a Região das Missões (são 46 municípios, entre eles São Borja e São Nicolau), com ruínas das missões dos jesuítas.
Qual o tamanho do vaso para plantar frutiferas?
Como usar o multímetro para medir corrente elétrica?
Quais os principais objetivos da ADM financeira?
Como é o processo de compras nas empresas em que atuam?
Como medir eficiência de uma empresa?
Como pode ser definida polaridade?
Como medir a impedância de uma antena?
Qual o comprimento ideal de uma calça social masculina?
Quais são os principais constituintes do gás natural?