O papa "emérito", que vive recluso em um mosteiro do Vaticano com seu secretário particular e religiosas atenciosas, usa muitas vezes uma cadeira de rodas para se locomover e está cada vez mais enfraquecido.
Após a demissão, o Vaticano explicou que isso aconteceu devido principalmente a sua velhice, e não por causa de suas condições de saúde que são boas para uma pessoa dessa idade, uma declaração que vai de acordo com o anúncio feito pelo Pontífice.
O ex-papa, agora com 94 anos, tornou-se o primeiro líder da Igreja a renunciar em mais de 600 anos, em 2013, alegando exaustão. Desde então, ele leva uma vida bastante tranquila na Cidade do Vaticano e recebeu o título de papa emérito.
Papa Bento XVI anuncia renúncia em Roma
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Vaticano, o papa justificou sua decisão alegando idade avançada e disse ter consciência da gravidade de seu ato.
Conheça todos os papas que renunciaram ao cargoPapa Clemente I (92 a 99) ... Papa Ponciano (230 a 235) ... Papa Silvério (536 a 537) ... Papa Bento IX (1032-1045) ... Papa Celestino V (1294 – Seis meses) ... Papa Gregório XII (1406 a 1415) ... Papa Bento XVI (2005 a 2013)
27 curiosidades que você vai gostar
O último papa a renunciar voluntariamente foi Celestino V, em 1294, depois de liderar a Igreja Católica por apenas cinco meses. Sua renúncia foi conhecida como a "grande recusa" e foi condenada pelo poeta Dante na "Divina Comédia".
Barcelona - A renúncia de um papa não é um fato tão incomum na história antiga da Igreja Católica, segundo um especialista espanhol que documentou que 22 papas renunciaram ou foram obrigados a renunciar antes de Bento XVI.
Ele alegou estar velho e cansado demais para o mais alto cargo da Igreja Católica.
O Papa Francisco não pensa em renunciar e está levando “uma vida totalmente normal” após uma cirurgia intestinal em julho, disse ele em uma entrevista de rádio nesta quarta-feira (01).
Ele foi o primeiro papa a renunciar em sete séculos, após oito anos de pontificado, minado por uma crise profunda, quando estava prestes a completar 86 anos.
Ele é o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, o primeiro Papa do continente americano, do Hemisfério Sul e o primeiro não europeu investido como bispo de Roma em mais de 1 200 anos, desde Papa Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741.
Em 2025 será João XXIV , diz papa Francisco.
A era de São Pedro é considerada o papado mais longo - 34 anos. Na Idade Média, vários papas permaneceram no cargo por apenas alguns meses. O papa Estéfano II ocupou o trono de São Pedro por apenas quatro dias no ano 752.
VATICANO, 16 SET (ANSA) – O papa Francisco escreveu uma carta a sacerdotes idosos do norte da Itália e pediu orações pelo fato de ele estar “um pouco doente, mas não muito”.
Dentre os 265 Papas da história da Igreja Católica, apenas quatro renunciaram antes de Bento XVI. Foram 600 anos de pontificados interrompidos somente com a morte do titular. Atentados e doenças nunca afastaram nenhum deles.
A Igreja Católica já teve 266 papas contando o atual Pontífice, o Papa Francisco.
Ele foi o primeiro papa a renunciar em sete séculos, após oito anos de pontificado, minado por uma crise profunda, quando estava prestes a completar 86 anos. Bento XVI deixou o pontificado para o argentino Jorge Bergoglio, dez anos mais jovem, que se tornou o novo e único papa em exercício e adotou o nome de Francisco.
Leão XIII foi o primeiro papa a nascer no século XIX e também foi o primeiro a morrer no século XX: viveu até os 93 anos de idade, morrendo em 20 de julho de 1903, o papa de maior longevidade.
João Paulo I, nascido Albino Luciani (Canale d Agordo, 17 de outubro de 1912 – Vaticano, 28 de setembro de 1978) e oriundo de família humilde, foi Papa da Igreja Católica. Governou a Santa Sé durante apenas 33 dias, entre 26 de agosto de 1978 até a data da sua morte.
Qualquer homem maior de idade e não casado, que seja batizado segundo os preceitos católicos, é elegível para Papa. A presidência do Conclave cabe ao Decano do Colégio de Cardeais ou, não sendo este eleitor, ao Cardeal-Bispo Eleitor presente no Conclave com maior precedência.
Tudo sobre: Papa FranciscoPapa envia cardeais à Ucrânia e diz que “guerra é loucura”, em discurso no Vaticano. ... Papa Francisco homenageia tradutor ucraniano e agradece poloneses por acolher refugiados. ... Papa Francisco expressa “sua mais profunda tristeza” em telefonema com Zelensky.
A carta do Papa é representada simbolicamente pelo conhecimento e ensino nos seus aspectos mais consensuais. Esta carta indica competência, alento, masculinidade, elucidação e instrução. Quando esta carta é sorteada, você recebe a informação que tudo poderá ser alcançado pelo meio de trabalho.
Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503. É considerado até hoje como um dos papas mais corruptos da história da Igreja. Usou a sua influência durante o papado para perpetuar o poder da família Bórgia por meio de nepotismo.
O Papa Francisco se tornou o primeiro papa latino-americano, o primeiro vindo de uma congregação jesuíta e o primeiro a adotar o nome de Francisco. O Papa Francisco recusou-se viver no luxo do Palácio Episcopal e preferiu morar na casa Santa Marta e refez seu compromisso com os pobres e com a justiça social.
Como consultar o retroativo do auxílio?
O que fazer para diminuir o saco escrotal?
Quem são os verbo transitivo direto?
Qual é o conceito de incapacidade?
Quantos gols o Pelé fez no Exército?
Quantos acertos para passar no Encceja 2021?
O que é verbo transitivo direto?
Como tratar as fissuras nas paredes?
O que diz a CLT sobre adicional por tempo de serviço?
Quem vir na escuridade da noite aquelas fornalhas tremendas?
Qual foi a morte de Steve Jobs?