A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.
Ênclise é a colocação do pronome depois do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Próclise (pronome antes do verbo) e Mesóclise (pronome no meio do verbo). Exemplos: Telefonei-lhe na hora combinada.
O uso de Próclise é recomendado:
Obs.: Não ocorre próclise em início de frase. O certo é Traga-me essa caneta que aí está e não Me traga essa caneta. ... 1) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo):
Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo. Ênclise - Na colocação pronominal Ênclise o pronome aparece depois do verbo.
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
#2 A ênclise é proibida em dois casos: quando houver futuro do indicativo (futuro do presente + futuro do pretérito) e após particípio.
PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise.
Como fechar o caixa de um supermercado?
Onde comprar passagem aérea mais barato?
Como instalar e configurar Apache?
O que colocar entre a telha e a parede?
Como fechar o Diário Escolar Digital?
Como sentir os filhotes na barriga da cadela?
Como fechar um contrato online?
Como fechar uma caixa de papelão?
Como dar entrada no divórcio nessa pandemia?
O que é Windows Home Single Language?
O que fazer para tirar o roxo do cabelo?
Como fechar grupo de WhatsApp?
Tem como mudar o sistema operacional sem formatar o PC?
Como instalar o Spark AR Studio?