Uso de “TER” no sentido de “HAVER”
Em linguagem informal, o verbo ter pode ser utilizado como um verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Isso ocorre quando é usado com o sentido de ter existência, sendo sinônimo de haver: Há pessoas na entrada esperando por você.
Nada a haver (ou ter a haver) Exemplos: "Meu marido ainda tem dinheiro a haver do FGTS." "Não tenho mais nada a haver do banco."
PODE ou PODEM HAVER CONSEQUÊNCIAS? O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. ... Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.
Terem vem do verbo ter. O mesmo que: experienciarem, efetuarem, definirem, trazerem, ocuparem, apresentarem, haverem, julgarem, conservarem.
O verbo “ter” pode assumir o significado de “existir” em alguns contextos e, por isso, apresenta uma conjugação específica nesses casos. Escolha a alternativa que complete adequadamente as orações abaixo: (Tinham) muitas pessoas no clube.
Verbo impessoal O verbo ter (no uso coloquial) pode possuir uma função semelhante ao do verbo haver (com sentido de “existir” ou “acontecer” e também de tempo decorrido), nesses contextos, ele é classificado como impessoal.
Quais os remédio devo tomar para acabar com a ansiedade?
Como se dará a penhora de empresa de outros estabelecimentos e de semoventes?
O que significa mais de 2 gols?
Quais são os tipos de associação?
Qual é o principal objetivo da globalização econômica?
Como mudar o formato de um filme para MP4?
Quais os direitos de quem mora junto e não é casado?
Por que o UEPS não pode ser aplicado no Brasil?
O que significa sonhar com ruas de terra?
O que o ventilador pode causar?
O que é vespertino e matutino e diurno?
Quantos tijolos para fazer um quarto 3x3?
O que é história a história como ciências?
Quem são as pessoas que entram na composicao familiar para o BPC?