Criado em 1824 pelo químico inglês Joseph Aspdin, esse concreto é uma mistura de cimento, pedras calcárias e argila que após secar é tão sólido quanto às pedras da ilha britânica de Portland.
Joseph Aspdin, químico inglês, criou o concreto em 1824. O conceito se baseia na mistura de cimento, argila e pedras que, após a secagem da massa, se torna sólida.
Este material já existe há muito tempo, sendo inicialmente produzido em 1832, na Inglaterra. Eles vieram como uma iniciativa para fornecer mais segurança em hospitais, creches, escolas e casas. Aos poucos, os blocos de concreto foram ganhando espaço e sendo substituídos pelos tijolos de barro.
A alvenaria estrutural tem suas origens na Pré-História. ... As primeiras alvenarias, em pedra ou em tijolo cerâmico seco ao sol, apresentavam grandes espessuras em suas obras mais imponentes, face ao desconhecimento das características resistentes dos materiais e de procedimentos racionais de cálculo.
Os blocos de concreto, também chamados popularmente de blocos de cimento, possuem formato de paralelepípedo e dois furos grandes na vertical. Eles são utilizados na construção de paredes e muros. Eles foram inicialmente produzidos em 1902 para oferecer mais segurança a casas, hospitais e escolas..
38 curiosidades que você vai gostar
Blocos e tijolos são materiais muito utilizados na construção civil.
...
Blocos de ConcretoBloco de concreto estrutural. ... Canaleta de Concreto. ... Bloco de concreto de vedação. ... Bloco elétrico e hidráulico. ... Meio bloco de concreto e blocos compensadores. ... Bloco de concreto celular autoclavado. ... Bloco de concreto de amarração.
Os blocos econômicos podem ser dos seguintes tipos:união aduaneira;zonas de livre comércio;mercado comum;união política e monetária; e.zonas de preferência tarifária.
C e 323 a.C (na Grécia), a Muralha da China, construída entre 1368 e 1644. Já em 1950, surgiram as primeiras normas com procedimento de cálculos na Europa e América do Norte, acarretando um crescimento forte da alvenaria estrutural em todo mundo.
A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura.
1966 – Foi introduzida a Alvenaria Estrutural: “Central Parque da Lapa”; • São Paulo, 1972 - 4 edifícios de 12 pavimentos; Início dos anos 70: Fabricação de blocos sílico-calcários; • Utilização da alvenaria não armada; • Ed. com 13 pavimentos em Alphaville.
Por ter dimensões mais precisas, o bloco de concreto oferece maior produtividade da mão de obra e economia no revestimento. Na alvenaria estrutural, vedação e estrutura funcionam como uma só. Cada bloco de cimento estrutural é organizado de forma a ser capaz de suportar todas as cargas da construção.
Tem como principais vantagens o conforto térmico e acústico para a casa, por outro lado, apresenta pontos que precisam de atenção. No mercado o valor do tijolo é mais barato que o bloco de concreto, o que não significa economia.
Estrago com água e perfuração
Em casos de inundações, a água pode penetrar na base dos blocos, gerando acumulo e estragando as paredes. Neste caso, torna-se necessário utilizar métodos de prevenção. Outro problema que acontece devido à porosidade do material são as perfurações.
Não é possível dizer com precisão quando ela surgiu, mas especialistas apontam que tudo começou no Oriente Médio, na Mesopotâmia, entre 8.000 a 4.000 a.C. Os primeiros materiais usados para a execução de alvenaria estrutural foram o adobe, o barro queimado, a argila seca ao sol e os blocos de arenito.
O bloco de concreto estrutural é altamente resistente, principalmente, quando comparado ao cerâmico. Isso faz com que haja menos perda de material, além da diminuição do entulho. Inclusive, por conta da sua excelente resistência, essas peças oferecem isolação contra várias espécies de insetos.
O bloco de cerâmica, também chamado bloco cerâmico, é mais leve do que o bloco de concreto e colabora para uma maior produtividade na execução da obra. Devido ao seu material, ele oferece conforto acústico e térmico. É interessante frisar que quanto a questão do preço, ele é mais barato do que o bloco de concreto.
Para execução de alvenaria estrutural (não armada) de blocos cerâmicos 14x19x39 o custo por m² é de R$40,00 /m². O preço do m2 de alvenaria em bloco estrutural sai entre 45 a 5o reais o m2.
A alvenaria estrutural apresenta execução mais rápida que a alvenaria convencional, uma vez que a estrutura e a vedação são realizadas por meio de um único processo e elemento — a execução das paredes. Já na alvenaria convencional, em primeiro lugar é realizada a estrutura e depois as paredes.
Paredes estruturais são basicamente paredes com função estrutural, ou seja, que sustentam a laje ou o telhado. Em um sistema de vigas e pilares, as paredes servem apenas para fechamento, por isso não são estruturais. Nesse caso, elas podem ser retiradas por completo, contanto que os pilares e vigas sejam mantidos.
Segundo Hendry (2002), a alvenaria estrutural começou a ser tratada como uma tecnologia de construção civil por volta do século XVII quando os princípios de estatísticas foram aplicados para a investigação da estabilidade de arcos e domos.
Características da Alvenaria Estrutural
É uma alvenaria com a função de sustentar o peso da estrutura. Portanto, não deve ser confundida com alvenaria de vedação. Os blocos de alvenaria estrutural podem ser de concreto ou cerâmica e são vazados na vertical, não possuindo fundo.
“Vãos de 6 a 7 metros e edifícios com 40 a 50 pavimentos tem como solução as estruturas de concreto armado. Nas estruturas de concreto armado, as alvenarias atuam apenas como vedações”, aponta.
Os blocos econômicos são classificados em quatro tipos principais: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Na Zona de Livre Comércio há a redução ou extinção das tarifas aduaneiras entre países de um mesmo bloco econômico.
Os principais blocos econômicosALCA.APEC.MERCOSUL.NAFTA.UE.
5 acordos comerciais dos quais o Brasil faz parteMercosul. ... Mercosul-Israel. ... Mercosul-Egito. ... Mercosul-UE. ... ALADI.
Quais são os dois modelos de componentes da composição corporal?
Como saber se uma substância é molecular ou não?
O que passar primeiro no rosto hidratante ou protetor solar?
Como calcular mora e juros de boleto?
Qual moeda vale mais real ou bolívar venezuelano?
Qual a diferença entre talabarte cinto paraquedista e trava quedas?
O que é preciso para entrar em uma faculdade particular?
Quanto o governo brasileiro investe na educação?
O que acontece se minha CNH foi suspensa?
Para que serve o banho de creolina?
Qual é o objetivo da ginástica rítmica?
O que o papa é para os católicos?
Para que serve o PAC Unicentro?