Como um todo ou em um todo?

Pergunta de Gabriel Coelho em 23-09-2022
(82 votos)


Como um todo ou em um todo?

É desaconselhável, por se tratar de redundância, dizer ou escrever: “Este mal atinge a sociedade como um todo” / “Esta situação envolve o país como um todo” / “Isso aflige os aposentados como um todo” / “Ele se referiu ao meio ambiente como um todo”, etc.

Tem todo o meu amor ou tem todo meu amor?

Todo o indica uma totalidade. Todo indica qualquer ou cada. Assim, a palavra todo, no singular, pode estar ou não acompanhada de um artigo definido, alterando sua significação. Já no plural, é obrigatório que a palavra todos esteja acompanhada do artigo definido.

E todo mundo ou todo o mundo?

Não há “obrigatoriedade” no uso do artigo definido na expressao “todo (o) mundo”, quando ela tem o sentido de “todas as pessoas”. Para Domingos Paschoal Cegalla, Antonio Houaiss e outros estudiosos, as duas formas estão corretas: “todo o mundo” e “todo mundo”.



Qual é a classificação de todo?

A Gramática reconhece diversas classificações à palavra “TODO”, já que ela pode exercer diversas funções sintáticas e classificações morfológicas no interior das orações (adjetivo, advérbio, pronome indefinido e substantivo).

Qual a morfologia de todos?

Todos é um pronome indefinido, que desempenha a função de sujeito na oração principal «Todos… tiveram direito a uma prenda», e quantos um pronome relativo, que tem também a função de sujeito na oração relativa «quantos passaram lá por casa». O pronome todos é, então, o antecedente do relativo quantos.

Qual o significado da palavra todo?

Todo significa completamente, totalmente, de todo, por inteiro; completo. Esta palavra é alvo de flexão por eufonia resultando em “todo” ou “toda” (e respetivos plurais se for o caso). Usamos “todo, todos, toda e todas” para referir classes bem definidas de objetos !



Quais as funções da palavra “todo”?

A Gramática reconhece diversas classificações à palavra “TODO”, já que ela pode exercer diversas funções sintáticas e classificações morfológicas no interior das orações ( adjetivo, advérbio, pronome indefinido e substantivo ).

Qual a diferença entre tudo e todo?

Tudo ou todo? / Dúvidas / Tudo ou todo? As duas formas – tudo e todo – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, serem usadas em diferentes situações.

Qual a funcionalidade de “como um todo”?

Como naquele caso, a funcionalidade de “como um todo” me parece inegável em frases opositivas como esta: “Há bolsões de desenvolvimento, mas o país como um todo é atrasado”. Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Toda quinta-feira o colunista responde ao leitor na seção Consultório.






Outras questões

O que é quando a gengiva fica latejando?

O que fazer no tédio com sua melhor amiga?

Quantas patas tem a aranha marrom?

Como foi a morte de Odete Roitman?

Quem tem hanseníase tem direito a aposentadoria?

Qual o QI de Tesla?

Quais são os sinais vitais alterados?

Porque o titã mandíbula da Ymir é diferente?

Qual o signo do Dinho?

Quando interrompe a prescrição na execução fiscal?

Como fazer chá de gengibre para perder barriga?

Quando se faz intercâmbio repete de ano?

Vai ser prorrogado a MP 1045?

Porque é que as vacas são sagradas na Índia?

Como fica o útero nos primeiros dias de gravidez?

Quem é a esposa de Kakashi?

Como receber DPVAT moto?

O que é interação social e qual sua importância?

Quem tem o Katon mais forte?

Qual a validade jurídica de uma notificação extrajudicial?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com