É desaconselhável, por se tratar de redundância, dizer ou escrever: “Este mal atinge a sociedade como um todo” / “Esta situação envolve o país como um todo” / “Isso aflige os aposentados como um todo” / “Ele se referiu ao meio ambiente como um todo”, etc.
Todo o indica uma totalidade. Todo indica qualquer ou cada. Assim, a palavra todo, no singular, pode estar ou não acompanhada de um artigo definido, alterando sua significação. Já no plural, é obrigatório que a palavra todos esteja acompanhada do artigo definido.
Não há “obrigatoriedade” no uso do artigo definido na expressao “todo (o) mundo”, quando ela tem o sentido de “todas as pessoas”. Para Domingos Paschoal Cegalla, Antonio Houaiss e outros estudiosos, as duas formas estão corretas: “todo o mundo” e “todo mundo”.
A Gramática reconhece diversas classificações à palavra “TODO”, já que ela pode exercer diversas funções sintáticas e classificações morfológicas no interior das orações (adjetivo, advérbio, pronome indefinido e substantivo).
Todos é um pronome indefinido, que desempenha a função de sujeito na oração principal «Todos… tiveram direito a uma prenda», e quantos um pronome relativo, que tem também a função de sujeito na oração relativa «quantos passaram lá por casa». O pronome todos é, então, o antecedente do relativo quantos.
Todo significa completamente, totalmente, de todo, por inteiro; completo. Esta palavra é alvo de flexão por eufonia resultando em “todo” ou “toda” (e respetivos plurais se for o caso). Usamos “todo, todos, toda e todas” para referir classes bem definidas de objetos !
A Gramática reconhece diversas classificações à palavra “TODO”, já que ela pode exercer diversas funções sintáticas e classificações morfológicas no interior das orações ( adjetivo, advérbio, pronome indefinido e substantivo ).
Tudo ou todo? / Dúvidas / Tudo ou todo? As duas formas – tudo e todo – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, serem usadas em diferentes situações.
Como naquele caso, a funcionalidade de “como um todo” me parece inegável em frases opositivas como esta: “Há bolsões de desenvolvimento, mas o país como um todo é atrasado”. Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Toda quinta-feira o colunista responde ao leitor na seção Consultório.
Como fazer as cores no Minecraft?
Qual a importância dos profissionais de enfermagem no cuidado domiciliar?
Como usar o diodo Zener como regulador de tensão?
Quais os comprimentos de saias?
Quais são as atribuições de uma auxiliar de creche?
Quais são os tipos de gentileza?
Quantas agências de publicidade existem no Brasil 2020?
Qual a diferença de fermento seco e biológico?
Quais alimentos alteram a cor das fezes?
Qual a temperatura ideal para desidratar banana?
É possível perder peso depois dos 30 anos?
Porque não pode fazer cardio antes do treino?
O que são infoprodutos Hotmart?