Os instrumentos de corda, como o violão, produzem sons a partir da vibração de suas cordas. Quando vibra, a corda desses instrumentos faz com que o cavalete também oscile, fazendo com que seu tampo vibre, produzindo o som audível.
Cordas
São assim a guitarra, o violão, a viola caipira, o violino, a viola, o violoncelo, os baixos e contrabaixos, o cavaquinho, o alaúde, o banjo, o bandolim e muitos outros. Alguns instrumentos tem cordas de tamanhos variados como no caso do banjo de cinco cordas.
A denominação que é empregada para definir qualquer instrumento musical em que, cujo som é produzido pela vibração de uma ou mais cordas estendidas entre pontos fixos é cordofone.
Instrumentos de cordas incluem o violino, viola, violoncelo, contrabaixo e harpa. ... Os instrumentos da família do violino têm sido os instrumentos de arco dominantes por causa de sua versatilidade, brilho e balanço de tom, e sua ampla faixa dinâmica.
^ Pastora e dois sambistas, 1963, de Heitor dos Prazeres.
O contrabaixo é maior que uma pessoa, e o músico, por isso, se vê obrigado a tocá-lo de pé na maioria das vezes. O baixo, instrumento popular, se assemelha a uma guitarra, mas tem apenas quatro ou cinco cordas.
Instrumentos sopranos: flauta, clarinete, flauta doce, violino, trompete, oboé, saxofone soprano. Instrumentos alto: flauta alta, viola, trompa, saxofone alto. Instrumentos tenores: corno inglês, trombone, saxofone tenor. Instrumentos barítonos: violoncelo, clarinete baixo, fagote, saxofone barítono.
A família das cordas friccionadas, da prática da música erudita, possui o violino como o mais agudo desses instrumentos, com afinação da corda mais fina para a mais grossa em mi – lá – ré – sol; a viola como instrumento intermediário, embora com os timbres parecidos, tem afinação em lá – ré – sol – dó; e o violoncelo, ...
A família de instrumentos de corda é: Alternativa A) Harpa, violão, bandolim. Instrumentos de cordas ou cordofones são aqueles que produzem som por meio da vibração das cordas. ... Instrumentos de cordas esfregadas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo., etc.
Os instrumentos de corda foram de extrema importância para a composição da história da música do Ocidente, principalmente pelo fato de que na época ele é constituído por uma corda só, capaz de produzir uma série de sons. Essa corda única era chamada de monocórdio.
Grande parte da qualidade sonora dos instrumentos de cordas depende da combinação entre as cordas e a caixa de ressonância. Por suas características ressonantes a caixa de ressonância é, na maior parte dos casos feita de madeira. A madeira e os espaços de ar no corpo de um violino, por exemplo, são essenciais na produção de um som com qualidade.
Alguns instrumentos tem cordas de tamanhos variados como no caso do banjo de cinco cordas. Alguns destes instrumentos possuem trastes que dividem o braço em partes de tamanho fixo, permitindo apenas a variação em intervalos de semitom (ou de quarto de tom em alguns instrumentos orientais).
Veja só: a escaleta e o acordeom são instrumentos aerofones, que tem som por orifícios afinados através do movimento mecânico do ar. E o piano como mencionado é um instrumento de cordas percutidas, que as teclas acionam um mecanismo interno que percute, ou melhor dizendo, batuca, acionando as cordas.
O que faz ortopedia e traumatologia?
Qual é o sinônimo de empreendeu?
Para que serve o alternador do veiculo?
O que é essencial para que o ambiente de trabalho transmita segurança?
O que você entende por grafite reverso?
O que significa a palavra sujaram?
Qual animal faz miau e come rato?
O que fazer quando se tem flacidez?
Qual a diferença entre anestesia e analgesia?
Qual diferença entre cueiro e manta?