O ar quente, emitido pelo próprio corpo, sobe e fica na parte superior, enquanto o ar frio externo circula na parte de baixo. Estima-se que, quando mesmo com um frio externo chegando a -45 °C, um iglu consegue manter a temperatura interna de -7 °C a 16 °C.
Isolamento térmico Para proteger o iglu, os esquimós o cercam com neve na altura da primeira fileira de blocos. Isso ajuda a manter a casa quente - considerando que "quente", neste caso, é relativo.
Para construir o iglu, o esquimó usa neve retirada do fundo das camadas de gelo. Ele a corta em blocos com uma faca, originalmente feita de osso, mas que, atualmente, é de metal. Cada bloco é um retângulo que mede cerca 60 centímetros por 1,20 metro, com 20 centímetros de espessura.
Um iglu pode ser quente porque: A neve e o gelo funcionam como um isolante, prendendo o calor humano dentro do iglu; A capacidade de isolamento melhora alguns dias após a construção. O calor dos corpos no interior e o sol a incidir na parte exterior fazem com que o gelo derreta levemente.
A neve que vai caindo sobre o iglu terminado congela sobre os blocos e cria uma capa de gelo bastante resistente. É isso que faz com que ele aguente a água e o vento. A temperatura dentro do iglu pode chegar a 16°C.
O iglu não derrete porque a temperatura do lado de fora é muito baixa e dentro consegue se manter mais aquecida por alguns motivos: - Calor humano constante; ... Há também fatores como a forma que o iglu é construído, que diminui superfície de contato.
E não há razões para recear ficar congelado durante a noite. As camas de gelo têm uma camada de isolamento proporcionada por peles de rena norueguesa e os hóspedes dormem dentro de sacos-cama concebidos para aguentar temperaturas até 35 graus negativos.
os esquimós constroem seus iglus com blocos de gelo, empilhando- os uns sobre os outros. Se o gelo tem uma temperatura relativamente baixa, como explicar esse seu uso como material de construção?
Os iglus são tradicionalmente usados pelos esquimós, para se protegerem das baixas temperaturas quando saem para caçar, por exemplo. De acordo com o idioma inuíte, que é falado principalmente pelos esquimós, iglu (igdlu, em inuíte) significa literalmente "casa".
inuítes
Os iglus são uma forma de construção habitacional efémera feita por inuítes, edificação mais prevalecente na região do Árctico Central, Canadá e a área de Thule da Groenlândia.
Um iglu pode ser quente porque: Os blocos de neve compacta bloqueiam o vento gélido, que muitas vezes faz com que a sensação de frio seja maior; A neve e o gelo funcionam como um isolante, prendendo o calor humano dentro do iglu; A capacidade de isolamento melhora alguns dias após a construção.
Iglu significa, na língua dos esquimós, “ casa de neve ” e foi inventado há muitos séculos atrás. Esta estrutura gelada era a única forma que os caçadores tinham para sobreviver aos invernos rigorosos na Sibéria, no Alasca e Canadá, no Ártico.
É igualmente curioso saber que os esquimós usavam os iglus como abrigo durante caçadas e não como casa habitual. Atualmente, os esquimós ainda usam os iglus como abrigo temporário mas é muito menos comum do que era há apenas algumas décadas atrás. Como é que uma casa feita de neve pode servir de abrigo quente?!
Como deve ser a apresentação de um projeto?
Como é chamado o mingau de milho no Nordeste?
Por que a respiração é dificultada em lugares muito altos?
Quais são as hipóteses de citação por oficial de justiça?
Como funciona o pavimento permeável?
Quem descobriu a força do empuxo?
Porque as cordas do violão ficam altas?
É possível financiar imóvel não averbado?
Qual faculdade que dura 2 anos?
Quando tirar a soneca da manhã?
Como é feito o teste de equilíbrio?
O que é felicidade para Seligman?
Quanto ganha um residente em cirurgia geral?
Como funciona diária de motorista?
Qual a diferença entre a Grécia Antiga e atual?