Se você tem a cidadania portuguesa (ou de outro país da União Europeia), não precisa de nenhum visto para morar na Europa. Lembrando que todo brasileiro pode ficar em Portugal por até 90 dias para turismo sem a necessidade de visto. Para morar, é preciso visto.
Para trabalhar em Portugal é preciso solicitar o visto D1, para exercício de atividade profissional ou Visto para Profissional Altamente Qualificado. O primeiro passo antes de tudo, é conseguir um emprego mesmo à distância.
Quais os documentos necessários para morar em Portugal?
Primeiro, é importante reforçar: brasileiro pode morar em Portugal, sim. Para isso, você precisa do visto adequado, da cidadania portuguesa ou da nacionalidade europeia.
Para saber quanto dinheiro levar para morar em Portugal, primeiro você precisa calcular o seu custo de vida (veja o exemplo no tópico acima) e aplicar uma “fórmula” que é: (Custo de vida x 6) + (valor do aluguel x 3) = valor mínimo da reserva financeira.
Saiba o que é preciso levar para viajar a Portugal como turista
Em Portugal também não é fácil encontrar emprego e 2021 pode ser um ano ainda delicado para a economia do país, pelo menos até o verão. Para os imigrantes que trabalham no setor de turismo ou comércio, pode ser particularmente mais difícil conseguir emprego até a pandemia se estabilizar e a Europa retomar a circulação.
O visto para morar em Portugal por ocasião de estudo é o D4. Ele vale para um intercâmbio, um estágio, um voluntariado, um estudo de apenas um semestre e até para um curso inteiro de mestrado ou doutorado. Entenda você deverá apresentar para morar em Portugal com um visto de estudante.
A autorização de residência será emitida inicialmente por um ano e depois renovada de dois em dois anos. Outra maneira de conseguir o visto de trabalho é destinada a quem já é autônomo/profissional liberal no Brasil e que consiga comprovar que irá trabalhar dessa maneira em Portugal.
Portanto, existem medidas restritivas para a entrada de estrangeiros no país. Brasileiros podem entrar em Portugal portando um teste negativo RT-PCR de Covid-19 feito a no máximo 72 horas e se: Tiverem cidadania europeia: caso o brasileiro tenha dupla cidadania de um dos países da União Europeia, é possível entrar em Portugal;
Outra maneira seria graças ao ETIAS, já que permite ao seu portador de permanecer legalmente em Portugal durante 90 días (com possibilidade de adicionar 6 meses mais) o que dá mais que tempo suficiente para encontrar um bom trabalho que permite permanecer de maneira legal em Portugal.
Como utilizar o aspirador da piscina?
Como organizar os meus esmaltes?
O que é um arquivo em formato ISO?
Como fazer festa de 1 ano na pandemia?
Como usar o OTG no celular Samsung?
Como organizar farmacinha em casa?
Como funciona o aplicativo Top?
Como fazer Fileirinha no Instagram?
Como abrir uma conta no Banrisul pelo celular?
Qual a importância da escultura na arte?
Como é definida a cultura erudita?
Por que foi criada a Lei Maria da Penha?
Quais foram os artistas viajantes?
Como foi o surgimento da Educação Física no Brasil?