Se Marx não trata a ideologia em seu sentido mais amplo, coadunada à relação entre as forças produtivas – bases materiais da sociedade - e suas relações sociais de produção, Althusser a considera somente como resultado das condições materiais de existência.
Karl Marx entendia que a única riqueza que um trabalhador poderia possuir e multiplicar era sua prole (filhos). No processo das primeiras Revoluções Industriais, os trabalhadores buscavam ter muitos filhos para que eles se tornassem os novos “braços trabalhadores” para o mercado de trabalho.
Althusser afirma que a ideologia compreende uma existência material pois “uma ideologia sempre existe em um aparelho, em sua prática ou de práticas.” Ela sempre se manifesta através de ações, que estão inseridas em práticas, por exemplo, rituais, comportamentos convencionais etc.
Em síntese, Althusser (1992, p. 85) defende a tese de que “é pela representação da relação imaginária com suas condições de existência que o sujeito se institui”. sentido, seria “como imaginário que intermedeia a relação das pessoas com suas condições de existência” (Ibidem.,2009, p. 159).
Teoria de Karl Marx
Porém, o filósofo ficou mais conhecido por sua teoria de análise e crítica social, que reconhecia uma divisão de classes sociais e a exploração de uma classe privilegiada e detentora dos meios de produção sobre uma classe dominada.
21 curiosidades que você vai gostar
O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.
SociologiaAção Social para Max Weber. Talvez o conceito mais importante da teoria weberiana seja o de “ação social”, que, segundo o autor, deveria ser o principal objeto de estudo da Sociologia. ... Tipos de ações sociais. ... Racionalização do mundo social. ... Tipos de racionalidade. ... Tipos ideais.
Assim para Althusser, a escola apresenta-se como principal meio de transformação reprodução da sociedade capitalista, pois é a escola o aparelho privilegiado de produção e reprodução da ideologia capitalista.
APARELHOS IDEOLÓGICOS DE ESTADO
A escola é compreendida por Althusser como o principal aparelho ideológico de Estado com função clara de difundir a ideologia conveniente ao estado: nacionalismo, ideais cívicos, filosóficos, moral etc.
Para Althusser (1970) a escola é um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, pois contribui para reproduzir as relações sociais de produção capitalista na medida em quecontribuiparaaformaçãoda força de trabalho e para a inculcação da ideologia burguesa, além de ensinar a diferentes crianças, diferentes padrões ...
A concepção althusseriana da escola como Aparelho Ideológico de Estado, segundo a qual ela atuaria como instrumento de reprodução da sociedade capitalista mediante a inculcação massiva da ideologia dominante e o ensino de saberes práticos e teóricos necessários ao bom funcionamento o sistema produtivo, parece perder ...
O filósofo franco-argelino Louis Althusser dividiu os agentes de controle social em dois blocos: o de aparelhos repressivos e o de aparelhos ideológicos de Estado. ... Essas instituições são o veículo para que a ideologia dominante possa se difundir socialmente e possibilite o controle social pelas classes dominantes.
Os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE)AIE religiosos (o sistema das diferentes Igrejas);AIE escolar (o sistema das diferentes escolas públicas e privadas);AIE familiar;AIE jurídico;AIE político (o sistema político, os diferentes Partidos);AIE sindical;
De fato, listamos, nas formações sociais capitalistas contemporâneas, um Aparelho ideológico do Estado: o aparelho escolar, o aparelho religioso, o aparelho familiar, o aparelho político, o aparato sindical, o aparato de informação, o aparato "cultural", etc.
Além da escola, também a Igreja e outros aparelhos, como o Exército, são aparelhos ideológicos do Estado. Eles dominam não pelo uso da força, e sim pelo uso da ideologia para manter a classe dominante no poder.
A tese mais conhecida da lavra de Althusser sobre a educação é aquela que caracteriza o aparelho escolar como um aparelho ideológico de Estado e foi formulada no clássico artigo Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado: notas para uma pesquisa, publicado na revista La Pensée em 1970.
Para Althusser, a escola desempenha papel dominante na disseminação da ideologia da classe atualmente dominante. É grande o tempo que os alunos passam na escola, de cinco a oito horas por dia, de cinco a seis dias por semana. Por ela passam crianças de todas as classes sociais, desde o Maternal.
A escola como aparelho ideológico do Estado, vem a serviço da dominação de uma classe sobre a outra, através de um processo de hegemonia ideológica, mediante a uma conscientização alienante. Perpetuando uma relação de produção e distribuição social do poder de Estado.
A sociologia é concebida por Max Weber como a ciência que tem como objeto a realidade infinita, na qual existem tipos ideais que servem como modelos para a interpretação dos acontecimentos sociais que serão analisados.
Os conceitos que expressam a sociologia compreensiva de Max Weber são:leis gerais, causalidade, normal e patológico, fatos sociais, consciência coletiva.determinação, totalidade concreta, lutas de classes, dialética, história.sentido, interpretação da ação social, tipo ideal, racionalização, história.
Conheça, a seguir, os 4 tipos de ação social preconizados pela Sociologia!
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Ação social racional com relação a fins. ... Ação social racional com relação a valores. ... Ação social afetiva. ... Ação social tradicional.
Portanto, o Método Marxista procura sair do imediatismo para uma compreensão mediada da realidade, buscando uma apreensão do “real”, do simples ao complexo, da parte ao todo, singular ao universal, do abstrato ao concreto e da aparência à essência das coisas.
A função dos aparelhos repressivos do Estado é não só manter as condições políticas da reprodução das relações de produção, mas também manter, pela repressão, as condições políticas do exercício dos aparelhos ideológicos do Estado. São estes que garantem a mais efetiva reprodução das relações de produção.
Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado.” ( ...
Os Aparelhos Repressivos de Estado funcionam pela violência para garantir, em última instância, a reprodução das relações de exploração no Estado capitalista e, também, para garantir as condições políticas do funcionamento dos Aparelhos Ideológicos de Estado.
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