“O tratamento das veias perfurantes deve sempre ser feito. Hoje podemos tratá-las com ligadura simples, onde identificamos previamente a localização e damos um nó na veia, ou podemos fechá-la com laser. Ambas as técnicas são muito seguras e podem ser realizadas com anestesia local”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.
Veia perfurante é uma veia que drena o sangue do sistema venoso superficial para o profundo. Chama-se perfurante porque perfura a aponeurose, dirigindo-se da superfície para a profundidade.
As varizes, também chamadas de varizes tronculares ou veias varicosas são veias doentes, dilatadas, tortuosas e superficiais nas pernas ou coxas que afetam mais as mulheres.
A veia safena parva, pequena safena ou safena externa origina-se no pé e estende-se posteriormente ao longo da perna para terminar no joelho, onde habitualmente tributa na veia poplítea.
As veias perfurantes competentes drenam o fluxo para o sistema profundo sem interferir no calibre das veias safenas ou tributárias. As veias perfurantes incompetentes apresentam refluxo significativo e podem transferir esse refluxo para as veias safenas ou tributárias, causando a dilatação destas.
A insuficiência venosa é causada pelo mau funcionamento das válvulas que estão presentes ao longo das veias, que são responsáveis pelo retorno do sangue de volta ao coração, podendo ainda estar associada à obstrução do fluxo venoso.
As veias perfurantes insuficientes são uma das principais causas de recorrência de varizes após um procedimento. As veias perfurantes comunicam o sistema venoso superficial com o profundo nas pernas, drenando o sangue do primeiro para o segundo.
A importância das veias gastrocnêmicas se dá por reconhecimento clínico e cirúrgico. O músculo gastrocnêmio é considerado o segundo coração, o qual bombeia o sangue venoso contra a gravidade, logo sua drenagem se faz fundamental para manutenção dos líquidos nos membros inferiores, e prevenção de edema.
As varizes pélvicas normalmente não são perigosas, no entanto, existe um risco muito reduzido de formação de coágulos no interiores dessas veias, que podem ser transportados até ao pulmão e causar uma embolia pulmonar, uma situação bastante grave que deve ser tratada o mais rápido possível no hospital.
Como saber se a dieta está fazendo efeito?
Quais são os indicadores de qualidade na Educação Infantil?
Como calcular a área de um histograma?
Quais as consequências causadas pelos furacões?
Quem tem hipotireoidismo não consegue emagrecer?
Qual o pH do shampoo Seda detox?
O que pode ser considerado vício oculto?
Como calcular volume de um tanque circular?
Como se explica o edema inflamatório?
Quanto vale o dia do salário mínimo?
O que pode dar depois da lipo?
Qual remédio caseiro que é bom para osteopenia?