Para garantir a restauração das trincas, os passos gerais para o tratamento de fissuras em fachada são: abrir, limpar e preencher cada trinca com o material adequado a sua restauração, que pode se massa acrílica ou de base, ou textura.
Um tratamento comum para fissuras mapeadas é a aplicação de tintas e selantes flexíveis, capazes de absorver a abertura causada pelas tensões na parede. Já em casos onde a fissura é motivada por movimentos estruturais, o tratamento acaba se tornando mais complexo.
Para trincas em áreas internas: Prepare uma pasta de gesso e água e passe na trinca com uma espátula ou até mesmo com o dedo, tampando totalmente. Para trincas em áreas externas: Prepare uma pasta de cal, cimento e água, em proporções iguais, e passe da mesma forma da área interna.
Abrir a fissura com haste metálica pontiaguda de forma a remover as partículas soltas das faces internas das fissuras. Remover todo o pó com o uso de escova. Pode-se limpar a superfície com o uso de jato de água, no entanto, este procedimento exigirá que se aguarde a secagem total do substrato.
Já as fissuras mapeadas (também chamadas de disseminadas) podem ser formadas por retração das argamassas, por excesso de finos no traço ou por excesso de desempenamento. No geral, elas têm forma de "mapa" e, com frequência, são aberturas superficiais.
Para ao menos tentar minimizar esse transtorno, recomenda-se realizar um bom trabalho de cura (controle da evaporação) do concreto, evitar a adição excessiva de água durante o processo de mistura, evitar a concretagem em horários com temperatura elevada, utilizar substâncias inibidoras da evaporação e armações para ...
4. Como tratar as fissuras nas paredes? No caso de microfissuras, é comum o tratamento com impermeabilizante acrílico flexível para fachada. Aplicado em 2 a 3 demãos, na forma de pintura, este produto acompanha a movimentação das micro-fissuras e evita a infiltração de água pela fachada, podendo-se substituir o selador por tinta acrílica.
As fissuras permitem a passagem de água que além de provocar manchas, eflorescências, bolhas e saponificação da pintura, possibilitam também a proliferação de bolores e outros fungos, provocadores de doenças alérgicos respiratórias.
“Para a fissura não voltar, a causa deverá ser sanada. Somente assim o reparo será eficaz”, conta a professora. Se a fissura estiver na alvenaria – ou seja, nos blocos – ou na argamassa de assentamento, o reparo deverá ser feito nessas estruturas.
Selantes não resolvem tensões de cisalhamento e tração nas alvenarias, que são causas comuns de aparecimento de fissuras. “Para a fissura não voltar, a causa deverá ser sanada. Somente assim o reparo será eficaz”, conta a professora.
Como reconhecer que está errado?
Como recorrer a contestação negada do auxílio emergencial?
Quando foi criado o Ramo Lobinho?
Tem como recorrer multa de escapamento?
Como recorrer de multa em tramitação?
Qual foi a cura para a peste negra?
Como foi a Batalha entre Alemanha e Inglaterra?
Como tirar o relatório do dia anterior na máquina da Cielo?
Onde está o Pai Nosso na Bíblia Sagrada?
Como fixar a madeira no concreto?
Como remover cimento da parede?
Como fazer uma oração de abertura de culto?
Como silenciar o feed do Instagram?
Como usar a quebra de página no Google Docs?
O que podemos fazer para aumentar a nossa fé?
Quanto tempo demora o processo seletivo da Espro?
Qual é o salmo para afastar inimigo?