O tratamento para recuperação do menisco pode ser feito através de cirurgia ortopédica seguida de fisioterapia. No início do tratamento fisioterapêutico o indivíduo deverá fazer repouso, evitando mexer a perna, colocando gelo para diminuir a dor. Após alguns dias poderá andar com o auxílio de muletas e uma joelheira.
Exercícios para tratar uma lesão no menisco
Menisco regenera? O menisco não regenera devido à baixa vascularização. Uma vez lesionado, é necessário realizar a fisioterapia, como tratamento conversador, e dependendo do tipo de lesão do menisco e pratica desportiva do indivíduo, será indicada cirurgia para reparo meniscal ou meniscetomia.
De modo geral, algumas lesões no menisco impedem o indivíduo de praticar atividades físicas, outras não exigem restrição nesse sentido. Casos mais graves, exigem que o indivíduo evite atividades de impacto sobre o joelho, tais como caminhar, correr, subir e descer escadas.
O tempo de reabilitação para o reparo do menisco é de cerca de 3 meses. A meniscectomia exige menos tempo para a cura, aproximadamente 3 a 4 semanas.
O agachamento é um exercício que gera polêmica, para alguns é considerado vilão e não se deve utilizar em determinamos tipos de patologias, como problemas com ligamento cruzado anterior (LCA) ou problemas de menisco, por exemplo.
“A retirada do menisco é a pior conduta a ser feita, porque leva a um processo de artrose”, alerta o especialista Dr. Rene Abdala. Nem mesmo a cirurgia é indicada em todos os casos. Para o especialista, algumas lesões podem ser tratadas de maneira simples e sem a necessidade de métodos invasivos.
Se as lesões forem de menores proporções, o tratamento se resume a analgésicos, repouso, aplicações de gelo na região dolorida e fisioterapia. Nos casos mais graves, em que o desgaste da cartilagem foi severo, a intervenção cirúrgica é a solução.
Os sintomas mais comuns de ruptura do menisco são:
O cirurgião pode optar por estas das formas de tratamento: 1 Costurar a parte mais externa do menisco, porque ela é irrigada pelo sangue e por isso pode se regenerar; 2 Remover a parte afetada do menisco, mantendo a parte sadia para evitar que se forme artrose precocemente. More ...
Use a terapia “PRICE” para acelerar a melhora do menisco. Ela consiste em: "Proteção", "Repouso", "Imobilização", "Compressão" e "Elevação". O “P” de proteção indica que o paciente precisa evitar maiores danos ao local afetado, o que pode causar complicações mais sérias; as seguintes medidas precisam ser evitadas:
Algumas opções de exercícios fisioterapêuticos que podem ser indicados para recuperação do menisco são: Sustentar o peso do próprio corpo, apoiando suavemente o peso do corpo na perna afetada, com auxílio de muletas ou usando as costas de uma cedeira;
Estas são as principais funções dos meniscos: importantes estruturas responsáveis pela estabilidade da articulação. A sua lesão origina disfunções articulares em grande parte da população, podendo ocorrer de forma isolada, ou associada a outras estruturas (o trauma meniscal está frequentemente associado à lesão do Ligamento Cruzado Anterior, LCA).
Quanto custa para tirar gordura da barriga?
Quais os tipos de riscos profissionais?
O que faz o porcelanato fica embaçado?
Qual a distância de Porto Seguro a Praia do Espelho?
Como calcular cerâmica para parede?
Qual é o pior celular para jogar Free Fire?
Não é elemento essencial para caracterizar o ato ilícito?
Quando surgiu a educação inclusiva?
Quem desenhou o projeto de Brasília?
O que causa cochonilha nas plantas?
Qual a melhor qualidade de imagem JPG ou PNG?
Como recuperar o brilho do metal?
O que é bloqueado por falta de transferência gravame?