A educação especial surgiu com muitas lutas, organizações e leis favoráveis aos deficientes e a educação inclusiva começou a ganhar força a partir da Declaração de Salamanca (1994), a partir da aprovação da constituição de 1988 e da LDB 1996.
O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.
Seu principal objetivo é assegurar o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os indivíduos, sem qualquer exceção. “Educação inclusiva é uma modalidade de ensino que permite a convivência e a integração das pessoas com deficiência dentro da escola regular garantindo a todos o direito à escolarização.
No Brasil a Educação Inclusiva somente começou a fundamentar-se a partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994, quando foi proclamada a Declaração de Salamanca. E apenas no decorrer dos anos 2000 é que foi implantada uma politica denominada “Educação Inclusiva”.
24 de outubro de 1989
Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 7.853, de 24 de outubro de 1989.
O Brasil é Signatário de documentos internacionais que definem a inserção incondicional de pessoas com deficiência na sociedade - a chamada inclusão. ... Quando crianças com deficiência se sentam lado a lado com muitas outras crianças, as nossas comunidades são enriquecidas com a aceitação de todas as crianças.
A educação Inclusiva é o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino. Em se tratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar.
A história da educação inclusiva no Brasil começa na década de 70, quando algumas escolas passam a aceitar alunos especiais, desde que os mesmos conseguissem se adequar ao plano de ensino da instituição.
A questão da diversidade e singularidade, quando incorporadas nas escola, permite também que o bullying seja tratado em sua causa raiz. Assim sendo, uma educação inclusiva oferece uma visão de mundo diferenciada, fazendo com que o aluno saia de sua bolha e passe a ter mais consciência de quem o cerca.
Desafios da educação inclusiva O primeiro desafio da educação inclusiva passa por formar uma rede de apoio nas escolas para que ela seja implementada. Isso começa com a sensibilização de funcionários, professores e alunos, sendo que as famílias são um ponto crucial.
Princípios da educação inclusiva. O princípio básico da educação inclusiva deriva do direito de acesso à educação. Ele é assegurado na Constituição Federal de 1988 e reafirmado no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Independente de qualquer limitação, a criança deve frequentar a escola e ter acesso a tudo que é ...
Qual a cerveja mais vendida no Brasil 2020?
Como desenvolver o conceito de uma empresa?
É possível escolher número vivo?
O que é uma abordagem de nível 3?
Quantos ml pode injetar no glúteo?
Porque metástase não tem cura?
O que responder a um elogio você é linda?
Como saber se uma pessoa está fingindo ansiedade?
Quanto tempo dura uma atração?
Quais são os principais golfos do mundo?
O que é e quais são as principais fontes de infecção?
Pode bater a melancia com sementes?
Qual a diferença entre o CRAS e o Creas?
Quanto tempo demora a averbação?
Quais são as cervejas menos amargas?
Quem toma alprazolam pode dirigir?