Entre os fatores que propiciam esses ataques, destaca-se a existência de solo ou substrato inadequados, quantidade insuficiente de luz, falta de água, déficit de nutrientes ou adubação em excesso.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
Em geral, a ação da cochonilha dá, inicialmente, um tom lustroso às folhas, como se elas estivessem enceradas, por causa daquele líquido que ela libera e que falamos antes. Depois, a planta começa a perder vigor, a começar pelas folhas, que ficam quebradiças e sem vida, com feridas enegrecidas e partes secas.
As cochonilhas são insetos pequenos (0,5 a 35,0 mm) e delicados que sugam a seiva e os nutrientes e, além de serem parasitas, secretam uma cera adocicada que facilita o ataque de fungos, diminuindo a capacidade fotossintética da planta e atraindo formigas doceiras.
O método de controle mais comum é o uso de soluções caseiras, como água e sabão; álcool etílico, detergente e água quente; e fumo com pimenta malagueta. “As soluções devem ser borrifadas nas plantas uma vez por semana durante todo mês até a erradicação da praga”, ensina Fabiana.
21 curiosidades que você vai gostar
Em 1 litro de água acrescentar 1% de óleo mineral (10 ml de óleo) e 1% de detergente neutro (10 ml de detergente), em seguida agitar e fazer pulverizações foliares para controle de cochonilhas.
Como eliminar pulgões com detergente e vinagre
Molhe suas plantas diariamente com esse inseticida com vinagre e detergente e verá como, graças ao sabão, o pulgão se separará facilmente da superfície, deixando seu jardim ou vasos livres desta praga. O ideal é que se utilize um borrifador para espalhar a mistura.
Aplicar Forth Mata Cochonilha na dose de 100ml/m² em toda a planta, principalmente nos locais onde as cochonilhas estiverem fixadas. Evite aplicar nos horários mais quentes do dia e repita a aplicação a cada 7 dias ou quando necessário.
Para combater: isole a planta, leve para um local afastado das outras e faça a remoção das folhas atacadas. Escolha um local bem arejado, com boa ventilação e luminosidade. “Se apenas com esses cuidados a planta tiver bom desenvolvimento, continue com as regas e as manutenções em dia.
As duas pragas sugadoras mais comuns no jardim são as cochonilhas e os pulgões. Se você notar que as folhas estão enrugadas e com casquinhas pretas ou manchas brancas, é sinal de que a planta está sendo atacada por um destes dois insetos.
c) Revirar o solo de forma a expor as cochonilhas ao sol; d) Fazer um bom preparo do solo e uma calagem bem profunda na época de repouso da planta; e) Eliminar as plantas invasoras do local onde será plantada a cultura; f) Utilizar inseticidas sistêmicos granulados no solo.
Primeiramente, misture uma colher de detergente neutro com 2 colheres de vinagre (qualquer um) em meio litro de água. Em seguida, coloque dentro de um borrifador e misture bem. Logo depois, você deve borrifar bastante esse preparo diretamente nas partes atingidas.
Para matar as cochonilhas com o álcool, basta borrifar o álcool diretamente sobre as cochonilhas, onde quer que estejam na suculenta. Certifique-se de verificar os difíceis de ver lugares próximos ao tronco. Pulverize-os muito bem com o álcool.
Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%. Se tiver um pulverizador de 20 litros, adicione 400 mililitros da solução em 19,6 litros de água. Aplique a mistura na fruteira.
As condições de aparecimentos dos fungos normalmente compreendem os mesmos aspectos que são alta temperatura e umidade, além de pouca luz. O Oídio pode surgir em qualquer local e é um problema bem comum para cultivadores indoor e outdoor pela ubiquidade do microorganismo.
Como tratar: O tratamento costuma ser feito com cremes ou loções a base de antifúngicos, como Clotrimazol ou Miconazol, indicados pelo dermatologista. No caso de lesões muito grandes, pode ser indicado o uso de comprimidos, como Fluconazol. Entenda melhor sobre o que é pano branco e como tratar.
2. Fungicida de pimenta-do-reino e alhoColoque a pimenta, o alho e o álcool em um pote fechado e deixe curtir por uma semana.Coe e utilize uma colher de sopa desse preparo para dois litros e meio de água e quatro gotas de detergente neutro.
Vinagre para fungo nas plantas
Você também pode usar o produto para desinfetar novas sementes ou mudas, borrifando-as com água com um pouco de vinagre. Também é possível preparar um fungicida usando duas colheres de sopa de vinagre e chá de camomila.
A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.
Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.
Detergentes Neutros
Detergente neutro, versátil e de alta eficácia. Por sua vez, o detergente neutro possui pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade. Sua grande vantagem é o fato de que ele age diretamente na sujeira, não agredindo ou danificando a superfície a ser limpada.
O fumo de rolo — ou de corda, a depender do lugar — é ótimo contra fungos. Ele os faz secar e morrer, permitindo a cicatrização da suculenta. Para isso, utilizaremos um pedaço não muito grande de fumo. Ele deve ser triturado e, depois, imerso em água por um ou dois dias, para que possa curtir.
Protege as plantas contra o estresse hídrico, excesso de sais minerais e mudanças bruscas de temperatura; Ajuda a recuperar e manter a saúde de plantas recém transportadas.
Além das cochonilhas mais comuns, podem aparecer também nas suas suculentas as cochonilhas de carapaça (parecem pequenos bezouros) e caramujos e lesmas. Contra a cochonilha de carapaça, pode utilizar a mistura de óleo vegetal para exterminá-las. Já lesmas e caramujos, tem que ser por catação manual.
Onde posso comprar ácido bórico?
Qual o melhor horário para tirar leite materno?
Como perder gordura na lateral da cintura?
Como desbloquear o envio de SMS?
Como é feito o exame de cintilografia dos ossos?
Como sacar o fundo de garantia?
Como baixar Config para CS GO?
Qual o vaso ideal para samambaia?
Como aspirar o líquido da ampola?
Como perguntar o preço de uma tatuagem?
Como você deve pregar a palavra de Deus?
Qual sua faixa etária de idade?
Para que serve água com limão e açafrão?
Como permitir participante compartilhar tela Zoom?
Por que o curso de Direito não pode ser feito à distância?
Como substituir o Flash Player no Chrome?
Como faço para ativar o microfone no Messenger?