Como tratá-las?
A fissuração em estruturas de concreto armado e em alvenarias pode ser motivada por fatores diversos. ... “Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura (sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP.
Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria. Para isso, a tarefa é remover os revestimentos até acessar a camada da alvenaria, preparar sua superfície com chapisco e inserir a argamassa de regularização com tela inserida, devidamente ancorada.
No caso de microfissuras, é comum o tratamento com impermeabilizante acrílico flexível para fachada. Aplicado em 2 a 3 demãos, na forma de pintura, este produto acompanha a movimentação das micro-fissuras e evita a infiltração de água pela fachada, podendo-se substituir o selador por tinta acrílica.
Aplique o repara trinca quartzolit na fissura aberta, com o auxílio de uma espátula metálica ou de plástico, preenchendo todo o espaço interno. O repara trinca quartzolit é uma massa acrílica vedante indicada para uso interno e externo, resistindo à movimentações estruturais, aos raios UV e às intempéries.
Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:
“O cimento quando é misturado à argamassa gera um alto calor de hidratação, então, quanto maior o teor de cimento, maior o calor de hidratação. Quando o cimento começa a endurecer, esse calor gera essa fissura de retração”, explica o engenheiro. Isso ocorre, normalmente, em contrapiso.
O maior problema da formação de fissuras no concreto é que, independe de sua abertura ou causa, elas aceleram a degradação do concreto e principalmente do aço, no caso do concreto armado.
Microfissura: abertura ocasionada por ruptura de um material ou componente com espessura inferior a 0,05 mm. O concreto é o segundo material mais utilizado no Mundo, é composto a partir da mistura de areia, cimento, água e pedra brita e, para alguns casos, aditivos.
Qual a diferença entre fissura e trinca? Para analisar as patologias deste gênero, é necessário classificá-la quanto à sua abertura, movimentação e geometria. A NBR 9575/2003 – Impermeabilização – Seleção e Projeto, classifica as trincas, fissuras e microfissuras de acordo com sua abertura.
Quais as vantagens da utilização do SAP?
É possível perder uma causa trabalhista?
O que é Monossílaba Dissílaba Trissílaba e Polissílaba?
Qual a constante elástica da mola em N m?
Qual o melhor formato de imagem JPG ou PNG?
Qual o objetivo da notificação compulsória?
Como saber o número do telefone?
Qual é a função do tensor do carro?
O que tem de bom nas redes sociais?
É possível substabelecer procuração pública?
Que é first name em português?
Como escrever na lateral no Word?
Quanto tempo para voltar a trabalhar depois da histeroscopia cirúrgica?
O que é o chamado ciclo de violência?