As fibras são polissacarídeos, polímeros de carboidratos (com exceção da lignina, que é um polímero de fenilpropano), presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal, podendo ser encontrados também em fungos e invertebrados.
As fibras solúveis se caracterizam por serem rapidamente degradadas no cólon, possuem alto grau de fermentação, apresentando efeito metabólico no trato gastrointestinal, retardando o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal.
As fibras alimentares podem ser definidas como resíduos de células vegetais que são resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. Por não serem digeridas, elas não fornecem calorias, entretanto, desempenham importante papel no funcionamento do corpo humano.
Fibra alimentar – de uma forma simples, consiste de todas as partes de alimentos vegetais que seu corpo não consegue digerir ou absorver. As fibras podem ser classificadas freqüentemente em duas categorias: as que não dissolvem em água (fibras insolúveis) e as que dissolvem (fibras solúveis).
Há dois tipos de fibras: as insolúveis e as solúveis em água.
Fibras são compostos vegetais presentes nos grãos, verduras, legumes e frutas que não são digeridos pelo nosso organismo, passam quase que intactos pelo sistema digestivo e terminam sendo eliminados pelas fezes.
As fibras solúveis, assim como as insolúveis, agem igualmente sobre a velocidade do trânsito intestinal, porém sem aumento da absorção de água. As fibras solúveis provocam reações de fermentação, produzindo altas concentrações de substâncias específicas denominadas de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).
Elas melhoram o funcionamento intestinal, diminuem o colesterol e ajudam na prevenção contra o câncer de intestino. Além disso, aumentam o tempo em que o alimento fica no estômago, ação que promove uma melhora na digestão. Elas podem ser encontradas em frutas, verduras, leguminosas e na aveia.
Elas melhoram o funcionamento intestinal, diminuem o colesterol e ajudam na prevenção contra o câncer de intestino. Além disso, aumentam o tempo em que o alimento fica no estômago, ação que promove uma melhora na digestão. Elas podem ser encontradas em frutas, verduras, leguminosas e na aveia.
Se um produto é comercializado como rico em fibras ou com benefícios para a saúde associados, a quantidade de fibra solúvel e insolúvel em gramas (g) por porção deve ser listada sob o cabeçote de fibra dietética. Alguns fabricantes também podem voluntariamente dar o conteúdo solúvel e insolúvel do elemento de fibra do produto.
A fibra solúvel se dissolve facilmente na água e é dividida em uma substância semelhante a um gel na parte do intestino conhecida como o cólon. A fibra insolúvel não se dissolve na água e é deixada intacta quando o alimento se move através do trato gastrointestinal.
As fibras solúveis são mais comuns nos alimentos, como feijão, ervilhas, aveia, cevada, maçã e frutas cítricas. As boas fontes de fibra insolúvel incluem feijão, trigo integral ou produtos de farelo, feijão verde, batatas, couve-flor e nozes.
As boas fontes de fibra insolúvel incluem feijão, trigo integral ou produtos de farelo, feijão verde, batatas, couve-flor e nozes. Embora existam muitos suplementos de fibras, a maioria não contém vitaminas e minerais adicionais, incluindo vitamina B e ferro, encontrados em alimentos ricos em fibras.
Qual é o sinônimo da palavra magnífica?
Qual é a diferença entre processo seletivo e concurso público?
O que quer dizer mais ou menos?
Como iluminar o cabelo castanho escuro?
Como funciona a escala 7 por 1?
Em que capítulo Harry e Gina começam a namorar?
Qual a classificação da palavra filha?
Como calcular adicional noturno escala 5X2?
Qual o substantivo da palavra mel?
O que é ser uma pessoa sedutora?
O que acontece depois de assinar com a Caixa?
Como consultar certidão negativa federal?
O que significa humilhação exemplo?
Como identificar ligação de hidrogênio?