O tratamento para o cisto dentígero é cirúrgico e pode ser através da enucleação ou marsupialização, que é escolhido pelo dentista dependendo da idade da pessoa e tamanho da lesão. A enucleação normalmente é o método de escolha do dentista e corresponde à remoção total do cisto e do dente incluso.
O cisto pode ser resultado de uma proliferação de restos de tecidos epiteliais que são responsáveis pela formação dos dentes. Esses restos, quando mal absorvidos pelo organismo, podem se proliferar e formar cistos na região.
O cisto dentígero normalmente é pequeno, assintomático e só é diagnosticado em exames radiográficos de rotina. No entanto, se houver aumento do tamanho pode causar sintomas como: dor, sendo indicativo de processo infeccioso; inchaço local; dormência ou formigamento; deslocamento de dentes e deformidade no rosto.
O tratamento do cisto sebáceo é feito no consultório médico do dermatologista, que consegue remover o cisto em uma intervenção cirúrgica mínima, com anestesia local. O cisto é removido cirurgicamente, com cápsula e tudo, evitando que ele volte a se encher de líquido.
O tratamento de escolha para cistos radiculares de grande extensão consiste na endodontia ou exodontia dos dentes en- volvidos, marsupialização e enucleação da lesão.
35 curiosidades que você vai gostar
O cisto radicular é o cisto odontogênico de maior significado clínico para o cirurgião-dentista. Por ser a lesão cística inflamatória mais frequentemente encontrada dos maxilares, é a mais tratada. Ocorre nos ápices de dentes infectados em decorrência à necrose pulpar.
Cistos radiculares são cistos inflamatórios localizados na região perirradicular de um dente despolpado, caracterizada pela formação de uma cavidade patológica, circundada por epitélio e uma cápsula constituída por tecido conjuntivo, encerrando em seu interior um material fluido ou semissólido 13,17.
A maior parte dos cistos ovarianos são devido ao próprio funcionamento do ovário, isto é, são funcionais. Eles não geram sintomas como dor pélvica e não precisam de qualquer tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Se o ultrassom for repetido em 3 meses, o cisto irá desaparecer.
Na maioria dos casos, o cisto no ovário desaparece por si só, não necessitando de tratamento e, por isso, o médico pode aconselhar apenas uma vigilância regular dos ovários, através de ultrassom e exame de sangue, para avaliar a evolução do cisto.
Como funciona uma partida direta com reversão?
O que é o desenvolvimento infantil?
Como se dá a fisiologia da menstruação?
Como funciona uma paleteira elétrica?
O que se faz em uma loja maçônica?
O que usar no cabelo quando fica elástico?
Quais são as etapas iniciais de uma obra?
Quantos dias demora para cair o dinheiro no Mercado Pago?
O que é filantropia e como funciona?
Porque meu boleto não foi pago no PicPay?
Como funciona a prorrogação do CS?
Como funciona uma rede intranet?
Onde colocar o fio da impressora?
Como saber se meu bebê é muito inteligente?
Como saber se o chow chow é de raça pura?