Como é feito o tratamento O tratamento para a doença mitocondrial tem como objetivo promover o bem-estar da pessoa e retardar a progressão da doença, podendo ser recomendado pelo médico o uso de vitaminas, hidratação e alimentação equilibrada.
As anormalidades mitocondriais podem ocorrer em várias doenças comuns, como em alguns tipos de doença de Parkinson (que pode envolver grandes deleções mitocondriais nas células dos gânglios da base) e em vários tipos de doenças musculares.
A disfunção mitocondrial é uma grande causa de doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, como Alzheimer e doença de Parkinson. O acúmulo de radicais livres com a idade resulta em danos ao DNA e às proteínas .
A miopatia mitocondrial causa graus variáveis de fraqueza muscular. Além disso, também pode afetar outras partes do corpo, incluindo o cérebro, os olhos e os nervos periféricos. Os músculos e o cérebro são os mais afetados pela doença mitocondrial, pois requerem muita energia para funcionarem adequadamente.
O DNA mitocondrial é fundamental no processo de geração de energia das atividades celulares. Ele codifica treze proteínas (enzimas) essenciais para estes processos de geração de energia.
A síndrome de MELAS é causada por mutações no DNA mitocondrial e em um paciente, essa síndrome tem sido associada a mutações em um gene nuclear, o POLG1.
As doenças mitocondriais, primeiramente descritas por Luft et al 1, ocorrem devido às mutações herdadas ou espontâneas do DNA (ácido desoxirribonucléico) mitocondrial ou DNA nuclear.
Somente as mães transmitem as mitocôndrias e, consequentemente, o DNA mitocondrial para os descendentes. Parte da explicação de como ocorre a herança materna das mitocôndrias se origina no próprio processo de fertilização. As mitocôndrias estão localizadas nas caudas dos espermatozoides.
As mitocôndrias estão especialmente sincronizadas com os ritmos naturais diários – o ciclo circadiano – e o seu metabolismo está regulado para funcionar de acordo as variações de luz e escuridão, e de calor e frio. Se expor ao sol, como foi mencionado é uma parte muito importante da equação, mas não é a equação completa.
A doença mitocondrial não tem cura, pois trata-se de uma alteração genética onde a células dos locais afetados não conseguem sobreviver pois as mitocôndrias, que são responsáveis pelo suporte energético e sobrevivência das células, não funcionam corretamente, provocando o mal funcionamento dos órgãos afetados, como cérebro, olhos ou músculos, ...
A disfunção mitocondrial tem sido ligada a um grande número de doenças, incluindo degeneração muscular e neurológica (como mal de Parkinson e doença de Alzheimer), distúrbios cardiovasculares, obesidade, diabetes, câncer e envelhecimento acelerado”.
Em restrição calórica, as mitocôndrias aprendem a aumentar a eficiência do oxigênio, renovar e reciclar seus componentes e reduzir os subprodutos do estresse oxidativo, mas ainda assim sendo capazes de manter uma “ produção fundamental de ATP ”. Abster-se de comer continuamente reduz a produção mitocondrial de radicais livres.
Como ficar bom em Contabilidade?
Como impermeabilizar All Star branco?
É possível passar em concurso trabalhando?
Como ir com calma com o ficante?
Como não surtar com a faculdade?
Como passar os dados de iPhone para outro?
Como deixar de ser uma pessoa complicada?
Como parar de tomar oxcarbazepina?
Como definir uma pessoa difícil?
Como mudar de slide automaticamente no PowerPoint?
Como deixar de ser chato e irritante?
Quantos pontos precisa para passar em Marketing na USP?
O que estudar para passar em Psicologia na USP?
Como fazer parcelamento do DAS?