Para converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito de forma eficiente e eficaz usamos seqüencialmente a metáfora, analogia e modelo. A metáfora é uma forma de perceber ou entender intuitivamente uma coisa imaginando outra coisa simbolicamente.
2.4 Os Quatro Processos de Conversão do Conhecimento Nonaka e Takeuchi (1997) definem quatro processos para se criar conhecimento organizacional, por meio de interação e conversão entre conhecimento tácito e explícito: socialização, externalização, combinação e internalização.
O processo de criação do conhecimento se dá a partir do momento em que existe interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Essa interação tem por consequência quatro modos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.
É um processo de combinação de diferentes conhecimentos explícitos que pode levar a novos conhecimentos. Um exemplo desse tipo de conversão é o ensino, por exemplo, onde o aluno de pós-graduação utiliza-se de conhecimentos existentes combinados para criar um novo conhecimento.
A Figura 1 mostra a Espiral do Conhecimento que ilustra os quatro processos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. No caso da Matsushita, a “Socialização” se dá quando Tanaka aprende os segredos tácitos do padeiro do Osaka International Hotel.
Assim, é possível dizer que existem quatro modos diferentes de conversão do conhecimento que são: Socialização: de conhecimento tácito para tácito; ... Combinação: conhecimento explícito em explícito; Internalização: do conhecimento explícito para o tácito.
O que se pode dizer é que a socialização se caracteriza pela troca de conhecimentos tácitos entre indivíduos, onde, na prática, um aprende constantemente com o outro, formando, assim, um processo claro de compartilhamento de experiências.
Tive oportunidade de trabalhar em vários projetos para transformar conhecimentos tácitos em conhecimentos explícitos. Dentre eles, destaco: Atuei junto a uma equipe de supervisores que detinham o conhecimento dos vários processos de operação para gerar um manual. Começamos com perguntas tipo: o que faz o operador de determinada fase do processo?
Em alguns lugares como no Japão, o conhecimento ocidental é tido como tácito e em outras regiões o conhecimento é tido como explícito. Segundo algumas fontes de informação tanto o conhecimento tácito como o explícito não andam de forma separada e sim de forma complementar.
Já o conhecimento explícito pode ser tranquilamente transmitido a outras pessoas, pois trata-se de um tipo que, de alguma maneira, já foi articulado, codificado e armazenado, em alguma espécie de mídia. Os modos de conversão fazem parte dos estudos e trabalhos voltados para a área de Gestão do Conhecimento.
Tudo aquilo que é ensinado em cursos ou que é facilmente entendido por meio de livros é conhecimento explícito. Além disso, todos os treinamentos corporativos e tudo aquilo que é explicado pelos mais experientes aos novatos, no que diz respeito às técnicas de uma profissão, consiste em conhecimento explícito.
Como conservar a marmita fora da geladeira?
Como lidar eticamente com a diversidade no espaço escolar?
Quanto tempo dura uma luta de kickboxing?
O que é preciso para se tornar um mestre cervejeiro?
O que devo saber antes de comprar um depurador de ar?
Quanto vou gastar em média para uma viagem ao Tahiti?
Qual a utilidade da ampulheta?
O que fazer para o arranjo de flor durar mais?
Como retirar encomenda na Renner?
Como fazer uma água de cheiro?
O que liga a França à Inglaterra?
O que é o transtorno da personalidade dependente?
Como ligar para a polícia da minha cidade?