Em resumo, o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.
O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.
A leitura (tradução) será efetuada por um ribossomo que se deslocará ao longo do RNAm. Esquematicamente na síntese proteica teríamos: Um RNAm, processado no núcleo, contendo sete códons (21 bases hidrogenadas) se dirige ao citoplasma.
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.
A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.
A história do sequenciamento de DNA. Os últimos 100 anos testemunharam uma verdadeira revolução no entendimento de como a informação genética é armazenada, usada e transmitida. Os trabalhos de Mendel, em 1850, foram capazes de demonstrar que as características são transmitidas por hereditariedade ao longo das gerações.
Tipicamente, as sequências são impressas uma ao lado da outra, sem espaços, como na sequência AAAGTCTGAC, de 5 a 3, indo da esquerda para a direita. Uma sucessão de quaisquer nucleotídeos maior que quatro está apta a ser considerada uma sequência.
Assim, diferentes combinações de aminoácidos formarão diferentes proteínas. Um grupo de pesquisadores descobriu que cada sequência de três letras do DNA equivale a um código, em que cada código corresponderia a um aminoácido. Essas trincas de letras são chamadas de códons e são formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).
Através do NGS é possível realizar o sequenciamento de um genoma inteiro em questão de dias. A sua velocidade, capacidade de gerar dados em larga escala e precisão, a um custo inferior aos métodos tradicionais ganha, a cada dia, mais espaço.
O que é o conceito de habitus?
Quantos americanos morreram na Guerra da Secessão?
Qual o significado da flor de lótus preta?
Qual é o tatu que come carniça?
Quem tem glaucoma pode usar o Lacrifilm?
Qual o valor da cirurgia Perineoplastia?
É possível se contaminar com agulha de insulina?
O que é necessário para se constituir uma sociedade?
Como se chama o osso da região da nuca?
Pode misturar água sanitária com sal?
Quem foi o homem mais rico que já existiu?
Quais são as funções da epiderme e periderme?
Quanto custa o exame FSH e LH?