3 dicas para ler e interpretar gráficos
Para o trabalho com tabelas e gráficos, o professor pode trazer para a sala de aula informações do mundo real para, junto com seus alunos, transformá-las em da- dos numéricos, organizá-los em tabelas e gráficos, para discuti-los e compreendê- los, principalmente, na disciplina de matemática.
"Eles são usados para facilitar a leitura do conteúdo, já que apresentam as informações de maneira mais visual", explica Cleusa Capelossi Reis, formadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.
Em sala de aula, peça que cada grupo construa um gráfico igual ao que foi objeto da atividade para casa com os dados da tabela. Oriente seus alunos sempre que necessário, mas, inicialmente, permita que eles façam descobertas e tentativas por si mesmos e que aprendam com seus erros.
Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatÃsticas. Eles trazem muito mais praticidade, principalmente quando os dados não são discretos, ou seja, quando são números consideravelmente grandes.
As tabelas são usadas para organizar algumas informações ou dados. Da mesma forma que os gráficos, elas facilitam o entendimento, por meio de linhas e colunas que separam os dados. Sendo assim, são usadas para melhor visualização de informações em diversas áreas do conhecimento.
Outras sugestões: O professor poderá buscar em jornais e/ou revistas gráficos de barras e apresentar aos alunos procurando analisar os dados apresentados no gráfico. Este gráfico utiliza-se de uma linha para representar uma série estatÃstica.
Gráficos são representações visuais de dados e informações numéricas que servem para facilitar a interpretação destas. ... Uma das funções mais usuais dos gráficos é estabelecer uma dimensão estatÃstica sobre determinado assunto ou fato.
Professor, transforme os dados da tabela em um gráfico para fixar na sala de aula, imprima ou faça uma ampliação (Xerox) da imagem, da seguinte forma: Fonte: Acervo da autora 4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. Professor, leve para a sala de aula, cartazes contendo gráficos e tabelas de diferentes tipos, que abordam vários assuntos.
Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio da linguagem matemática, a importância de compreender e interpretar o significado de tabelas e gráficos .
No primeiro caso, os alunos podem aprender a analisar os dados de gráficos e tabelas sem maiores problemas, mas o segundo caso pode ser usado para ensinar muitas outras coisas, como o modo como os dados são obtidos e organizados.
Professor, diante das respostas apresente para os alunos o que realmente são os gráficos e as tabelas, para que servem, por que são utilizados e os nomes que recebem. Segue um exemplo de como utilizar as tabelas e os gráficos em sala de aula. Professor, escolha um desses gráficos e faça a sua interpretação, juntamente com os alunos.
Pode tomar suco antes de fazer endoscopia?
Qual o marco inicial da segunda fase do Modernismo no Brasil?
Quais os sintomas das doenças causadas por ratos?
Qual a polÃcia mais poderosa?
Qual era a função dos cambistas na Idade Média?
Quais são os 3 três principais assuntos na gestão de custos de uma empresa?
O que são circunstâncias objetivas?
Qual é a diferença entre selagem e alisamento?
Quais são os benefÃcios de ser um diplomata?
O que passar na pele depois da depilação com cera quente no rosto?
Quem toma anticoagulante pode fazer drenagem linfática?
Quem aplica botox pode tomar antibiótico?
Quem é o sujeito passivo nos embargos de terceiro?
Que livros ler para o Enem 2020?
Como se ler as letras das cifras?
Qual o papel da leitura e da escrita na formação do aluno do ensino médio?