3 atividades para ensinar as crianças a ler mapas (inclusive os digitais)
A cartografia nos permite ler e interpretar a realidade e pode entrar no currículo desde a Educação Infantil, com jogos e brincadeiras. Chegar a um lugar desconhecido utilizando um mapa ou abrir o guia de ruas para traçar um bom caminho é uma tortura para muita gente. ... É a aprendizagem da linguagem cartográfica.
Por isso, é importante que o professor utilize alguns mapas temáticos e “destrinche-os” em sala de aula. Podem ser utilizados os mapas existentes no próprio livro didático, em capítulos sobre a economia, urbanização, população, relevo e outros temas, ou até mesmo outros mapas disponibilizados na internet.
A sugestão é que você leve para a sala um globo terrestre e faça uma roda de conversa com os pequenos. Deixe que manuseiem o globo e peça que falem sobre o instrumento. Pergunte se alguém já viu um semelhante antes e se sabe o que são os desenhos que aparecem nele.
Crie um mapa que seja fácil para as crianças iniciarem a busca e esconda o tesouro em um lugar sem riscos de ser encontrado até o final da brincadeira. Comece a desenhar. Use um papel em branco e comece desenhando a bússola para que os caçadores consigam se orientar, e não esqueça de incluir as pistas.
Por isso, ao construí-lo você desenvolve importantes habilidades: Limites - são pontos de referência que separam a sua área de outra área. Ex: rio, serra, uma rua, ponte e outros. No mapa estes limites são representados por linhas ou traços.
Crie um mapa que seja fácil para as crianças iniciarem a busca e esconda o tesouro em um lugar sem riscos de ser encontrado até o final da brincadeira. Comece a desenhar. Use um papel em branco e comece desenhando a bússola para que os caçadores consigam se orientar, e não esqueça de incluir as pistas.
Os mapas são uma importante ferramenta de trabalho a serem usados pelo professor de Geografia em suas aulas, e aos alunos afim de melhor compreenderem o conteúdo a ser visto, pois alguns alunos precisam ter contato com mapas para assimilar o conteúdo, exigindo que o professor disponha de variadas metodologias ...
Os mapas conceituais podem ser utilizados nas áreas do ensino e da aprendizagem, como por exemplo: nos planejamentos, nos princípios e pesquisas educacionais. ... Os mapas conceituais “simplificam" a abordagem a problemas complexos. Servem para que o educando reveja e relembre conteúdos, recorrendo à sua memória.
Porém, as crianças desenham mapas com elementos do seu próprio mundo, com cores, formas e muita diversidade. As crianças apresentam dificuldades em traçar as linhas inclinadas, perpendiculares, oblíquas, principalmente se elas tentam representar uma imagem vista de cima, pois essa não é uma vista habitual para ela.
Os mapas mentais mantêm os alunos mais envolvidos com as aulas e os ajudam a organizar conteúdos que podem soar desafiadores!
David Luiz Rodrigues pesquisa Educação Geográfica e Cartografia Escolar na Universidade Federal da Paraíba e, de acordo com ele, o mapa mental pode auxiliar os alunos a desenvolver não apenas uma representação do espaço geográfico, mas uma habilidade consciente do ato de mapear, uma leitura de mundo da qual faz parte.
Quando usados em sala de aula, os mapas mentais contribuem para o processo de aprendizagem e auxiliam os alunos a memorizar o conteúdo ensinado.
Quais os chás que baixam a pressão?
Qual a melhor marca de desempenadeira?
Qual a lente mais fina do mundo?
Como é dividido a educação infantil?
O que são atividades padronizadas?
Para que serve o broto de bambu?
Como alterar regime tributário?
Quais as células unitárias mais comuns em metais?
Como efetuar o pagamento da GRD?
Qual óleo é bom para dor de ouvido?
Quanto ganha o campeão da Copa do Mundo 2022?
Vai vem é substantivo simples ou composto?
O que significa 500k no Instagram?
Quantos animais foram para o espaço?