A marca mais conhecida desse medicamento à base de tretinoína (ácido retinóico) é a Vitanol-A. É considerado um produto eficaz, mas que não agride tanto e não possui tanto efeitos colaterais.
O ácido retinoico é derivado da vitamina A, pode ser encontrado como retinoína ou retinoico. E tem diferentes concentrações que variam de 0,025 a 1% para comprar nas farmácias. A substância pode ser usada em gel ou em creme. Já nos consultórios de dermatologia, a concentração é mais alta, de cinco a 10%.
Como usar o ácido retinóico
O mais indicado é aplicar uma vez por dia, durante a noite, após a lavagem do rosto. Deve-se usar a quantidade de creme correspondente a uma ervilha para cada parte do rosto: testa e parte superior do rosto, queixo e cada uma das bochechas.
Ácido retinóico: Ação antienvelhecimento e clareadora. É um bom ácido para tratar manchas, mas como é um ácido mais forte, evitamos prescrever no verão, a não ser para pacientes com muita disciplina em relação à proteção solar.
Uso tópico. É a principal forma de se usar o Ácido retinóico é na sua apresentação em creme ou gel, nas doses entre 0,01 a 0,1%, para ser usado no rosto ou no local indicado pelo dermatologista, 1 a 2 vezes por dia.
45 curiosidades que você vai gostar
O ideal é começar a usar o produto lentamente, apenas em alguns dias na semana. Por exemplo, aplicar o creme com ácido retinóico somente em uma a cada três noites. Nas outras noites, usar um creme hidratante e regenerador. Se tudo correr bem, na terceira semana de tratamento usar o ácido uma noite sim, outra não.
No entanto, é importante não confundir o retinol com o ácido retinóico. Sim, eles são diferentes, como diz a dermatologista Patricia Nakahodo: “Apesar de ambos serem derivados da vitamina A, o retinol seria a forma estável do ativo, quase como um sal, enquanto o ácido retinóico tem a ação efetiva de um ácido”.
O Ácido Kójico também é uma ótima opção para clarear as manchas graças ao seu efeito despigmentante e também não fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.
O ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos.
Como fazer caderneta de vacinação?
Como editar um documento do Word?
Como montar uma caixa de presente de aniversário?
Como funciona o exercício Tábata?
Quanto tempo dura calha de PVC?
Quais os passos para fazer uma apresentação simples no PowerPoint?
Qual o objetivo de trabalhar com tinta na educação infantil?
Como montar uma caixa papelão?
O que trabalhar em corpo gestos e movimentos?
O que podemos fazer para ajudar a escola?
Como montar uma brinquedoteca com pouco dinheiro?
Quanto ganha um propagandista?
Como aprender a tocar violão passo a passo?
Como trabalhar de forma interdisciplinar?
Como fazer doações para a África?
Qual o melhor sistema de irrigação para horta?
Como alinhar e desbloquear os chakras?