Como fazer teatro de fantoches: planejamento Você pode usar textos prontos, adaptando a estorinha de um livro, por exemplo, ou incentivar os pequenos a criarem os seus próprios personagens e aventuras. Na hora de fazer os fantoches, quanto mais coloridos e chamativos eles forem, melhor.
Para que o momento seja ainda mais completo, aí vão algumas dicas que podem ajudar você durante o teatro de fantoches:
Um fantoche é um boneco manipulado, ou movido, por uma pessoa para distrair outras. O fantoche pode ser um boneco que lembre um ser humano, um animal, um objeto, ou então uma criatura inventada. Pessoas em todo o mundo usam esses bonecos para contar histórias, fazer teatro e brincadeiras, bem como para ensinar algo.
Nesse sentido, o projeto de contação de história com o uso de fantoches tem como objetivo proporcionar um momento de interação, descontração e carinho entre a professora e os colegas, fortalecendo assim a habilidade de expressão das crianças e também estimular momentos de aprendizagens significativas, onde a criança ...
Teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, podendo colaborar para que a criança tenha oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo e, também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos: criatividade, coordenação, memorização, e vocabulário.
Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.
O teatro na escola ajuda a criança a desenvolver a imaginação, a criatividade, a intelectualidade e suas habilidades artísticas. As aulas de teatro oferecem atividades, em grupo e individuais, que estimulam a criança a trabalhar a expressão verbal e corporal, a dicção e a coordenação motora.
Além de apresentar livros, é necessário estimular as crianças a criarem histórias. Em algumas aulas, permita que eles usem os fantoches para isso. Você pode dividir a sala em pequenos grupos e oferecer fantoches para as crianças, para que elas montem um teatrinho ou usem os bonecos para se comunicar.
Fantoches podem ser grandes aliados na Educação Infantil. Com eles, fica mais fácil prender a atenção das crianças, deixando a aula participativa, divertida e dinâmica. Do outro lado, os alunos também se beneficiam com a aula lúdica. Tudo fica mais fácil de ser assimilado e a imaginação flui.
Como usar os fantoches na sala de aula? Uma das vantagens dos bonequinhos é dar vida às histórias que você lê para os pequenos. É possível usar um livrinho infantil e adaptar, de forma que os personagens sejam representados pelos fantoches.
Para Cristina da Costa Rodrigues e Josefa do Nascimento Silva, do Setor de Apoio Pedagógico da Seção de Educação Infantil da Seduc, momentos como esse são importantes para oferecer suporte ao professor e tornar o trabalho em sala de aula mais rico. “O teatro de fantoches trabalha muito o imaginário e, para as crianças, isso é importante.
A ideia é que os docentes tenham ferramentas para trabalhar com os alunos questões como criatividade, comunicação e gosto pela leitura, proporcionando diferentes mecanismos de aprendizagem.
Como instalar um programa de E-mail no meu notebook?
Quantos anos reinou Nebuzaradã?
Como funciona uma oficina de redação?
Como morar no exterior sendo pobre?
Como instalar porteiro eletrônico Protection 270?
Como instalar o Cadnorma no AutoCAD?
Como usar os relative pronouns?
Como utilizar os pronomes pessoais em inglês?
Como usar óleo de rícino na pele do rosto?
Como ativar os números do lado direito do teclado?