Confira algumas delas:
A deficiência múltipla se caracteriza por um conjunto de duas ou mais deficiências - de ordem física, sensorial, mental, entre outras - associadas (BRASIL, 2006). Ou seja, é uma condição que afeta em maior ou menor intensidade o funcionamento individual e social dos sujeitos com essa deficiência.
Deficiência múltipla é a associação de duas ou mais deficiências primarias como física, visual, mental ou auditiva na mesma pessoa. Frequentemente as pessoas com deficiência múltipla possuem atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem ou na capacidade administrativa do cotidiano.
O primeiro passo que o professor de dar para trabalhar com a criança surdocego e deficiências múltiplas é: encorajar a independência do aluno, manter a sua privacidade e individualidade e criar um vínculo com o aluno.
12 atividades lúdicas para alunos com deficiência intelectual
Entregue ao seu aluno algo que ele valorize - e que seja apropriado a ele - sempre que ele aprender alguma coisa. Pode ser um bilhetinho elogioso, uma bala, um abraço ou vários sorrisos. Repita a mesma ação quando outras coisas positivas acontecerem, sempre valorizando e comemorando cada vitória do seu aluno.
A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa.
Já a múltipla deficiência sensorial, no caso da deficiência visual, se aplica a casos de pessoas com: Baixa visão com deficiência mental leve ou severa; Baixa visão com distúrbios neurológicos, emocionais e de linguagem e conduta; Baixa visão com deficiência física (leve ou severa);
As causas podem ser pré-natais, por má-formação congênita e por infecções virais como rubéola ou doenças sexualmente transmissíveis, que também podem causar deficiência múltipla em indivíduos adultos, se não tratadas.
De acordo com esses dados, a língua de sinais constitui o recurso de comunicação mais promissor para as pessoas surdocegas.
Porém, trabalhar com crianças, com deficiência múltipla, que apresentam “dificuldades acentuadas no processo de desenvolvimento e aprendizagem é um grande desafio, com o qual podemos aprender e crescer como pessoas e profissionais, buscando compreender e ajudar o outro” (GODÓI, 2006, p. 13).
Diante deste contexto, o presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos relacionados à deficiência múltipla, incluindo conceito, incidência, epidemiologia e caracterização. Este artigo trata de uma revisão abrangente, não sistemática da literatura sobre a deficiência múltipla.
A avaliação das pessoas com múltipla deficiência deve contemplar informações de natureza biomédica, física, psíquica, socioafetiva e psicomotora. Convém considerar a forma de a pessoa perceber, conhecer e interagir no ambiente físico e social, bem como adquirir, organizar e produzir seu conhecimento.
No que diz respeito à incidência, segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS, apud BRASIL, 2000) 14,8% da população mundial possui algum tipo de deficiência e, dentre ela, 1% possui a deficiência múltipla.
Como arrumar cerdas da vassoura?
O que fazer com os amigos à distância?
Como tirar o documento de somente leitura?
Como restaurar o bloco de notas do celular Samsung?
Como saber se o tempero é natural?
Como entrar em contato com Spotify Brasil?
Qual o diagnóstico do vitiligo?
Como consultar contas inativas de falecido?
Como revitalizar borracha ressecada?
Qual a classificação dos arquivos quanto?
Tem como recuperar as conversas do Tinder?
Como mudar o estilo de vida e deixar de ser sedentário?
Quando posso sacar meu abono salarial?