Até quando se pode juntar documentos no Processo Civil?

Pergunta de Artur Matos Carneiro em 31-05-2022
(60 votos)

435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.

Até quando a reclamada pode juntar documentos?

De qualquer modo, como já mencionamos acima, mesmo os documentos nos quais se funda a ação, e que devem acompanhar a petição inicial escrita, por expressa determinação legal (CLT, art. 787), caso não a acompanhem, o juiz deverá determinar ao autor que os faça juntar no prazo de 10 dias (CPC, art.


É possível a juntada de documentos em qualquer fase do processo?

A regra do artigo 396 do Código de Processo Civil não é absoluta, pois tem-se admitido a juntada de documentos novos em qualquer fase do processo, até mesmo na via recursal, desde que ouvida a parte contrária e inexistentes o espírito de ocultação premeditada e o propósito de surpreender o juízo.

O que diz o artigo 435 do novo CPC?

- É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.

Qual o momento para a produção de prova documental?

A produção de provas pelas partes deve ocorrer no momento da apresentação da petição inicial ou da defesa, conforme consta de expressa disposição no artigo 434 do CPC . Demais disso, ao devedor que paga, compete a prova cabal do pagamento feito ( CC , arts.

Três momentos para juntar documentos no processo


45 curiosidades que você vai gostar

Em que momento o autor e o réu podem produzir prova documental?

396 CPC). O momento oportuno para a produção da prova documental inegavelmente é na fase inicial da demanda, sendo apresentados documentos pelo autor junto com a petição inicial e pelo réu junto com a contestação.

Qual o prazo para apresentação de provas?

a) Especificação de Provas: O juiz proferirá um despacho para que as partes especifiquem as provas que pretendem produzir justificando-as (O prazo será fixado pelo juiz, não havendo será em 5 dias). b) Réplica: O autor terá o prazo de 15 dias para se manifestar sobre a contestação.

O que acontece depois da juntada de documentos?

A juntada de documentos em processos ou protocolados contitui uma forma racional de organização da informação. 7. Os documentos e informações de um determinado assunto são organizados num mesmo dossiê, em forma de arquivo, em ordem cronológica do encaminhamento do assunto, podendo ser acessados em sua sequência lógica.

Pode apresentar prova nova em recurso?

Adianto que é possível sim a apresentação de novas provas no momento da interposição do recurso inominado ou apelação! Isso mesmo, essa possibilidade se estende aos processos previdenciários que tramitam tanto pelo Juizado Especial Federal, rito sumaríssimo, quanto pelo procedimento comum nas varas federais.



Outras questões

Qual valor mínimo para pagar INSS?

Qual o banco central dos Estados Unidos?

Como fazer um esmalte ficar mais claro?

Como tirar o informe de rendimentos pela internet?

Quais foram as duas principais formas de ocupação por moradia dos colonizadores na região Norte?

Onde foi descoberta a energia elétrica?

Quais os melhores isolantes elétricos?

Quem tem TDAH tem empatia?

Como o sol danifica o cabelo?

Quando pagar a taxa de importação dos Correios?

Quais são os whisky nacional?

Quantos dólares posso comprar por CPF?

Quem tem asma pode tomar loratadina?

Onde o RM nasceu?

Qual compressa usar para inchaço?

Para que serve o exame de sangue Hemossedimentação VHS?

O que são os benefícios do empregado?

O que é o visualizador de eventos do Windows?

Quando acontece o efeito fotovoltaico?

Como rotear un Android?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com