Como ajudar a evitar o preconceito em sala de aula: 5 dicas para...
Das 18,5 mil pessoas entrevistadas (alunos, pais, diretores, professores e funcionários) em 501 escolas públicas de todo o país, 99,3% assumem ter algum tipo de preconceito em relação a portadores de necessidades especiais (96,5%), etnorracial (94,2%), gênero (93,5%), geração (91%), socioeconômico (87,5%), sobre ...
Uma das melhores formas de lutar ativamente contra o preconceito é dar espaço para que pessoas que sofrem preconceito possam contar suas experiências. Não tente tomar a narrativa alheia e contar nas próprias palavras o que acontece.
E confira as 6 orientações abaixo para lutar contra o racismo no seu dia a dia.
Entre os comportamentos mais comuns nas escolas relacionados ao preconceito, os mais recorrentes são a marginalização e a segregação. Na marginalização a criança faz parte de um grupo, porém não lhe é permitido participar das atividades. Já na segregação a criança com deficiência é deixada de lado, ignorada.
A literatura infantil tem diversos exemplos que podem ser usados para ensinar as crianças a lidar com as diferenças. O ideal é fugir dos livros politicamente corretos e com raciocínios prontos, dê preferência para as histórias que permitem que os alunos façam uma reflexão.
Estratégias de ensino-aprendizagem Como a própria definição expõe, “preconceito” é uma idéia preconcebida, “opinião não justificada, de um indivíduo ou grupo, favorável ou desfavorável, e que leva a atuar de acordo com esta definição” (Enciclopédia Internacional de Ciências Sociais, 1995).
Foram citados diferentes tipos de preconceitos entre os estudantes entrevistados, que serão destacados por ordem crescente em relação ao número de estudantes que as citaram: características físicas (1), religião (1), maior ou menor desempenho na aprendizagem (3), comportamento (3), deficiências (3), homossexualidade (4 ...
Continue a leitura e confira!
No entanto, apesar da sociedade estar passando por um contexto de mudança, o preconceito ainda está presente em todo lugar e na sala de aula não é diferente. Isso acontece pelo fato de que alguns espaços da nossa sociedade ainda são especialmente propícios ao surgimento da discriminação.
Mas a escola também é um lugar de formação e aprendizado. Assim, também conta com ótimas oportunidades voltadas para o combate ao preconceito em sala de aula e fora dela.
A princípio, pode parecer que as manifestações de preconceito entre os alunos se restrinjam às diferenças raciais. Contudo, é possível que haja muitos outros tipos de discriminação ocorrendo na escola.
Continue lendo esse artigo e saiba de algumas atitudes que podem ajudar o professor a combater qualquer tipo de preconceito entre os estudantes, de maneira que seja possível formar pessoas mais conscientes, tolerantes e abertas ao futuro que vem sendo construído. Confira!
Como é conhecido o caule do Coqueiro?
Como é feita a análise e descrição de cargos?
Quais são os países mais desenvolvidos 2021?
Quais os fatores que interferem na transferência de imunidade passiva?
Qual a origem do termo Estado?
Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?
O que é o grau comparativo de superioridade?
Onde viajar com bebê em julho?
Qual é a importância do saneamento básico no Brasil?
Quantas fazendas tem o Ratinho?
Qual é a dança típica do Mato Grosso do Sul?
Quais carnes são consideradas de segunda?