Ao levar os princípios da Literatura de Cordel para dentro da sala de aula, qualquer conteúdo poderá ser assimilado e descrito em versos pelos próprios alunos. O ritmo cadenciado, as métricas e as rimas do texto não apenas instigam a capacidade de criação como favorecem e memorização.
Xilogravura é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. Esse processo é muito parecido com o carimbo.
A literatura de cordel é uma manifestação artística que combina vários elementos, como a escrita, a oralidade e a xilogravura. Essa expressão cultural brasileira é típica do nordeste do país, mais precisamente das regiões da Paraíba, Pernambuco, Pará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará.
Xilogravura no isopor
substantivo feminino [Artes] Técnica ou arte de fazer gravuras em madeira, talhadas em relevo, pintadas para reprodução em papel ou em outro suporte. Esse desenho ou gravura feito por meio dessa técnica ou arte. Etimologia (origem da palavra xilogravura). Xilo + gravura.
Os Chineses usavam essa técnica para imprimir orações Budistas, cartas de baralho, papel moeda, estampar talismãs e produziram os primeiros livros impressos pelo homem. A Europa usou-a para estampar tecidos e também para impressão de livros.
Trocando em miúdos, a filosofia na sala de aula é importante para organizar as ideias e desenvolver uma postura mais ativa perante o mundo, fatores essenciais para formar cidadãos ao invés de meros consumidores. Mas como ensinar filosofia?
Leitura e escritas filosóficas, assim, consistem a verdadeira prática de filosofia, muito além do "decoreba" de nomes, conceitos, escolas, e pensamentos que tornam a disciplina algo tão distante para os jovens quanto a Grécia de Platão e Aristóteles, quando, na verdade, estamos mais próximos que imaginamos.
Introdução à Filosofia - Rosangela Menta Mello - Telêmaco Borba/PR Karl Marx: O filósofo - Rosangela Menta Mello - Telêmaco Borba/PR Lógica Aristotélica - Elisandra Angrewski - Curitiba/PR Maquiavel: Relações de poder - Elisandra Angrewski - Curitiba/PR O Mito hoje: O bem e o mal - Elisandra Angrewski - Curitiba/PR
O que Renata Aspis e Sílvio Gallo propõem é que os alunos não somente leiam os textos dos próprios filósofos como também façam isso, inicialmente, sem qualquer aula expositiva ou material de apoio de comentadores. Segundo eles, "O texto assim explorado é mediador da relação professor/aluno, não se servirá ao papel de instrumento de poder.
Como excluir empréstimo consignado INSS?
Quais são os processadores 64 bits?
Quando usar a pinça chanfrada E a pinça reta?
Para que serve as teclas de atalho Ctrl Shift Del?
Quantos são os netos do Chico Buarque?
Quem se classificou Palmeiras ou Atlético Mineiro?
Como tomar amoxicilina 500mg para amigdalite?
Qual a pena para agressão física e verbal?
Como descontar os 6 do vale transporte no Esocial?
Por que o valor das passagens aéreas variam tanto?
O que levar para o inverno em Londres?
Qual a melhor câmera para gravar vídeos para o YouTube?
Como calcular o raio atômico de um elemento?
Quais os cinco passos para projetar um layout de armazém?
Quando surgiu a sociedade do consumo?