Para que o aluno possa vivenciar todo esse contexto da capoeira, o professor deverá, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, trabalhar a seqüência dos fundamentos, o jogo, o toque dos instrumentos e o canto, como Page 12 forma de estimular, motivar e envolvê-los de uma forma mais natural com a capoeira.
A capoeira aproxima as pessoas e ainda ensina valores e disciplina. Mexe com diversas partes do corpo. Estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo e desenvolve as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
Na escola a inserção da capoeira representa uma oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, música e artes, além de mobilizar os setores da saúde e da segurança.
A formação acadêmica não influencia a qualificação para lecionar Capoeira. Na maior parte das vezes, o capoeirista dedicado – analfabeto ou doutor – se motiva a dar aula de forma “amadora”, no sentido de que “ama” o que faz e o faz por prazer.
A capoeira pode e deve ser utilizada como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar, pois além de ter um rico conteúdo histórico, desenvolve o aspecto físico- motor, cognitivo e afetivo, é um excelente facilitador da aprendizagem escolar, pois interagi com várias disciplinas (PAULA; BEZERRA, 2014: 10).
A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.
Todos batem palmas e cantam, tudo acontece ali, onde há uma sintonia, um resgate da memória, e os dois capoeiristas jogam, conforme o ritmo e dos toques do berimbau, e que a partir disso, a roda de capoeira também traz uma certa analogia como uma roda da vida, isto é, permite a reflexão diante dos comportamentos dentro ...
Através das brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.
A Capoeira pode ser mais um recurso a ser utilizado dentro do contexto escolar para tentar reverter o quadro alarmante de desinteresse pelo aprendizado por parte dos educandos. O desafio aos limites do seu corpo, através dos movimentos acrobáticos, é um grande atrativo dentro desse universo.
Há várias dessas produções que mencionam locais onde se pratica a capoeira com por exemplo: Rio de Janeiro, Portugal, ilha de Maré, Japão, Bahia, Piauí, Paraguai, Brasil, Itabaianinha. (ibidem) A Capoeira é fonte de inspiração de diversos artistas brasileiros e de diversas áreas.
Fundamentos da Capoeira; Praticas corporais lúdicas; Jogos de Oposição. – Conhecer e valorizar diferentes manifestações da cultura corporal. – Adotar postura não preconceituosa ou discriminatória de qualquer natureza. – Reconhecer a capoeira como forma de expressão da cultura corporal Brasileira.
Destaque a importância da Capoeira como meio de expressão da cultura corporal e que esta é a única luta tipicamente Brasileira. Reúna os estudantes para a leitura do livro: O berimbau mandou te chamar, de Bia Hetzel. A leitura coletiva poderá ser realizada com o livro impresso ou utilizando o pdf em uma tela digital.
Pode usar VPN no Call of Duty Mobile?
Quem não é filho do Comendador?
O que a Bíblia fala sobre a Lua?
Quando as mulheres puderam ter conta no banco?
Quais os efeitos colaterais do ursacol?
Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso de apelação?
Qual a diferença entre basalto e gabro?
O que mais prejudica o cérebro?
Quem tem tumor na cabeça pode beber?
Qual é o limite inicial do cartão das Casas Bahia?
O que fazer para melhorar o resultado da lipo?
Quais são as empresas que mais representam o consumo consciente no Brasil?
Qual o peso da Terra em quilos?
Quanto aumenta o gasto de energia com ar condicionado?
O que impulsionou a modernização do campo brasileiro?