Para que o aluno possa vivenciar todo esse contexto da capoeira, o professor deverá, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, trabalhar a seqüência dos fundamentos, o jogo, o toque dos instrumentos e o canto, como Page 12 forma de estimular, motivar e envolvê-los de uma forma mais natural com a capoeira.
A capoeira aproxima as pessoas e ainda ensina valores e disciplina. Mexe com diversas partes do corpo. Estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo e desenvolve as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
Na escola a inserção da capoeira representa uma oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, música e artes, além de mobilizar os setores da saúde e da segurança.
A formação acadêmica não influencia a qualificação para lecionar Capoeira. Na maior parte das vezes, o capoeirista dedicado – analfabeto ou doutor – se motiva a dar aula de forma “amadora”, no sentido de que “ama” o que faz e o faz por prazer.
A capoeira pode e deve ser utilizada como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar, pois além de ter um rico conteúdo histórico, desenvolve o aspecto físico- motor, cognitivo e afetivo, é um excelente facilitador da aprendizagem escolar, pois interagi com várias disciplinas (PAULA; BEZERRA, 2014: 10).
A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.
Todos batem palmas e cantam, tudo acontece ali, onde há uma sintonia, um resgate da memória, e os dois capoeiristas jogam, conforme o ritmo e dos toques do berimbau, e que a partir disso, a roda de capoeira também traz uma certa analogia como uma roda da vida, isto é, permite a reflexão diante dos comportamentos dentro ...
Através das brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.
A Capoeira pode ser mais um recurso a ser utilizado dentro do contexto escolar para tentar reverter o quadro alarmante de desinteresse pelo aprendizado por parte dos educandos. O desafio aos limites do seu corpo, através dos movimentos acrobáticos, é um grande atrativo dentro desse universo.
Há várias dessas produções que mencionam locais onde se pratica a capoeira com por exemplo: Rio de Janeiro, Portugal, ilha de Maré, Japão, Bahia, Piauí, Paraguai, Brasil, Itabaianinha. (ibidem) A Capoeira é fonte de inspiração de diversos artistas brasileiros e de diversas áreas.
Fundamentos da Capoeira; Praticas corporais lúdicas; Jogos de Oposição. – Conhecer e valorizar diferentes manifestações da cultura corporal. – Adotar postura não preconceituosa ou discriminatória de qualquer natureza. – Reconhecer a capoeira como forma de expressão da cultura corporal Brasileira.
Destaque a importância da Capoeira como meio de expressão da cultura corporal e que esta é a única luta tipicamente Brasileira. Reúna os estudantes para a leitura do livro: O berimbau mandou te chamar, de Bia Hetzel. A leitura coletiva poderá ser realizada com o livro impresso ou utilizando o pdf em uma tela digital.
Como colocar o corretor ortográfico do Word em português?
Como alterar o idioma do Windows 7 Home Premium?
Como alterar o idioma do Word 365?
Como sair de outros dispositivos Spotify?
Como mudar o idioma do corretor ortográfico?
Como podemos lidar com situações ambíguas?
Como ver minha fatura do cartão Mais?
Como tirar conta de luz pelo CPF?
Como puxar documento de veículo para pagar?
Como manter a calma em momentos de pressão?
Como puxar assunto no WhatsApp com o menino que você gosta?
Como puxar assunto com desconhecido no WhatsApp?
Como imprimir atestado de antecedentes criminais SP?