Acetilcisteína deve ser administrado somente por via oral. Acetilcisteína deve ser dissolvido com o auxílio de uma colher, em meio copo d'água em temperatura ambiente, e ingerido em seguida. Não se deve guardar a solução. Frequência: 1 vez ao dia, de preferência à noite.
A posologia da acetilcisteína depende da forma farmacêutica e da idade da pessoa que vai usar: 1. Xarope pediátrico 20 mg/mL. A dose recomendada de xarope pediátrico para crianças de 2 a 4 anos de idade é de 5mL, 2 a 3 vezes ao dia, e para crianças acima de 4 anos, a dose recomendada é de 5mL, 3 a 4 vezes ao dia, durante cerca de 5 a 10 ...
A temperatura ideal para armazenar a Acetilcisteína é entre 15° e 30° C, sempre protegendo da luz e da umidade. Se protegido de maneira segura, a durabilidade do medicamento é de 2 anos após a data de fabricação. Data de fabricação, data de validade e lote do produto estarão sempre na embalagem.
Sua ação se dá pela ruptura das moléculas que constituem o catarro em moléculas menores, mais fáceis de serem eliminadas. Além disto, a acetilcisteína é um antioxidante (inibe os efeitos da oxidação) direto e indireto, que protege o organismo da ação dos radicais livres.
A acetilcisteína é indicada para o tratamento da tosse produtiva, bronquite aguda, bronquite crônica, bronquite tabágica, enfisema pulmonar, broncopneumonia, abscesso pulmonar, atelectasia, mucoviscidose ou intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol. A acetilcisteína serve para tosse seca? Não.