d) Princípio da ligação covalente O compartilhamento ocorre quando um elétron da camada de valência de um átomo passa a fazer parte da mesma nuvem eletrônica que envolve outro elétron da camada de valência de outro átomo. Cada átomo de Hidrogênio, por exemplo, apresenta um elétron na camada de valência.
Esse tipo de ligação se dá por compartilhamento de um par de elétrons, sendo um elétron de cada átomo ou os dois elétrons do mesmo átomo. Há formação de moléculas, logo, esta ligação é também chamada de molecular. Ele acontece entre ametais ou entre o hidrogênio e um ametal, e entre hidrogênios.
Fórmulas utilizadas na ligação covalenteFórmula molecular;Fórmula estrutural;Fórmula eletrônica de Lewis.
A Ligação Covalente ou Ligação Molecular, são ligações químicas em que há o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre os átomos, com a finalidade de formar moléculas estáveis, que segundo a Teoria do Octeto: ... As ligações covalentes são classificadas em: Ligações Covalentes e Ligações Covalentes Dativa.
Existem alguns tipos diferentes de ligações covalentes, que serão detalhadas a seguir, utilizando-se a representação eletrônica de Lewis para facilitar o entendimento:Ligação covalente simples.Ligação covalente dupla.Ligação covalente tripla.Ligação covalente coordenada ou dativa.
29 curiosidades que você vai gostar
Ligações covalentes polares
Existem dois tipos básicos de ligações covalentes: polares e apolares. Em uma ligação covalente polar, os elétrons são compartilhados de forma desigual pelos átomos e passam mais tempo perto de um átomo do que do outro.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Os átomos dos elementos químicos se ligam com outros átomos em busca da estabilidade, em processos chamados de ligações químicas. São elas que permitem que os elementos, categorizados na tabela periódica, se relacionem entre si e produzam milhões de substâncias.
Nesse tipo de ligação há a formação de moléculas, que podem ser representadas por suas respectivas fórmulas moleculares, isto é, a representação mais simples que indica quantos átomos de cada elemento têm na molécula. Alguns exemplos de fórmulas moleculares são: H2, S2, O2, N2, H2O, CO2, etc.
Como se classifica o advérbio finalmente?
O que aconteceu com a atriz Maitê Proença?
Como é feito o alargamento da praia de Balneário Camboriú?
Qual o melhor porcelanato polido ou fosco?
Quais são as cinco evidências da evolução?
Como funciona o Oi fibra 200 mega?
Quem inventou essa unidade de medida?
O que é uma lei Cite um exemplo?
Até quando vai a prorrogação do auxílio-doença?
Qual a diferença entre posse detenção domínio e propriedade?
Qual era a expectativa de vida no século 14?
O que fazer para ajudar a emagrecer?
O que é a alavancagem e qual seu objetivo?
Quantas gotas de água sanitária para 1 litro de água?
Quais são os sintomas de uma crise de ansiedade?