O devedor deve então entrar em contato com a empresa a quem deve e efetuar o pagamento. A empresa por sua vez deve emitir uma carta de anuência informando que o devedor já quitou a sua dívida. O devedor deve levar essa carta até o cartório para fazer a baixa do protesto e pagar os emolumentos do cartório.
Para gerar o instrumento de protesto, você terá que informar os seguintes dados:
Com as informações do credor e da dívida, você vai precisar:
Precisamos ressaltar que muitos devedores pagam o título quando recebem o aviso de registro de protesto de boletos e, nesse momento, é possível efetuar o pagamento da dívida no cartório, ou diretamente com a sua empresa.
Confira como funciona o protesto de boleto bancário. Toda empresa já passou pela situação de inadimplência por parte dos clientes. O problema é que isso acaba comprometendo o orçamento, pois você estava contando com um dinheiro que não entrou. Além disso, cobrar por um boleto que já está vencido é mais difícil.
Você pode fazer essa consulta através da internet. Em São Paulo, por exemplo, pode consultar o Protesto.net que mostra de maneira simplificada o preço do protesto de acordo com o valor a ser cobrado. Outros estados também possuem planilha de consulta de custos para protesto de boleto.
Não é comum adotar um sistema automático para o protesto dos boletos, o mais recomendado é tratar de cada caso particularmente. Cabe, portanto, ao próprio empreendedor decidir realizar ou não o protesto assim que o vencimento da fatura chegar.
Como é feito o cálculo do adicional de periculosidade?
Quais são os tipos de abacate?
Como evitar a poluição da agua?
Qual a melhor vitamina para repor as energias?
Como fazer carteirinha do Idoso para viajar de graça?
O que significa emoções positivas?
O que diz a CLT sobre os membros da CIPA?
O que é uma reta ascendente matemática?
Qual a diferença entre legitimidade e capacidade processual?
Como saber se uma ART foi baixada?
Quais chás cortam efeito do anticoncepcional?
Pode acessar mais de uma conta no Caixa Tem?