Colocar materiais porosos ou fibrosos, perfurados ou com ranhuras, rígidos ou de estrutura microcelular melhoram o tempo de reverberação do som. Além do mais, diminuem a passagem de som para o ambiente externo, ajudando no isolamento acústico .
Reduza o volume do alto-falante para diminuir o eco. Se seu microfone ou dispositivo de áudio estiver próximo a uma parede ou a outra superfície reflexiva que não absorva o som, considere mover o microfone ou alterar a direção dele para longe da superfície reflexiva com a finalidade de reduzir possíveis ecos.
Um tapete grande na sala ajuda a reduzir o eco. “Use quadros nas paredes. Os quadros enfeitam e absorvem o ruído, principalmente se forem telas com moldura de madeira”, aconselha. Coloque mais almofadas na sala de estar ou jantar.
O som ao se propagar em um ambiente é refletido em suas diversas superfícies (paredes, portas, janelas etc) permanecendo no local até que não possua mais energia. O fenômeno acústico causado por essas reflexões combinadas que mantém o som no recinto é conhecido reverberação.
Se o ambiente for muito reverberante, a compreensão das notas ou da fala torna-se mais difícil. Nestes ambientes, a reverberação pode atuar como um tipo de ruído de fundo, fazendo com que certas informações sejam mascaradas e consequentemente perdidas.
Assim, para evitar problemas com a reverberação, o arquiteto precisa considerar o condicionamento acústico do ambiente em seu projeto. Sabendo da importância de conhecer a reverberação e suas implicações, elencamos alguns pontos que o arquiteto deve observar e aplicar no projeto arquitetônico para um tratamento acústico eficiente:
Caso a reverberação no local seja muito alta, é necessário fazer um tratamento acústico. Confira alguns materiais utilizados no controle da reverberação. Esses materiais ajudam a quebrar a regularidade da parede, deixando a superfície menos simétrica e diminuindo a reverberação.
O tempo de reverberação foi estudado pela primeira vez por Wallace Clement Sabine no século 19, quando a universidade de Harvard pediu que Sabine fizesse algo a respeito de um auditório no museu de arte Fogg que tinha um tempo de reverberação de aproximadamente 5 segundos [1].
Como controlar a reverberação em projetos de acústica? A reverberação ideal de um ambiente vai depender do tamanho do espaço e da finalidade do local. Caso o projeto tenha finalidade acústica, como no caso de teatros, auditórios, casas de shows, igrejas, entre outros, é necessário contar com o apoio de um engenheiro acústico.
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