Aplicar uma compressa gelada sobre o local da picada por 5 a 10 minutos. Para isso mergulhe uma compressa ou um pano limpo em água gelada, retire o excesso de água e coloque sobre o local; Passar uma pomada anti-histamínica para picadas, como Polaramine ou Polaryn.
Passe um antisséptico na pele, como iodopovidona, por exemplo; Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel toalha ou pano para reduzir o inchaço e aliviar a dor; Passe uma pomada para picada de inseto na região afetada e deixe secar sem cobrir a pele, caso a vermelhidão não melhore.
Raspar suavemente um objeto rombo, como um cartão de crédito ou faca de manteiga, sobre a área afetada é a melhor maneira de se livrar do ferrão. Evite usar pinças ou qualquer outra coisa que possa perfurar ou espremer a bolsa de veneno e piorar os sintomas.
O mais comum é ocasionar uma infecção local com formação de pus como forma de defesa e expulsão do fragmento do ferrão não retirado.
Os efeitos do veneno são semelhantes aos das abelhas, porém menos intensos. O veneno de vespa contém histamina e serotonina, que são agentes químicos envolvidos nas respostas alérgicas em geral. Esses animais normalmente não são agressivos, só atacam se forem incomodados.
Nos casos de reação local mais intensa, pomadas à base de corticoides e/ou corticoides por via oral, como prednisona, podem ser prescritos para aliviar o inchaço. Anti-inflamatórios e anti-histamínicos também são úteis. Se a lesão da picada estiver piorando ao longo dos primeiros um ou dois dias, procure ajuda médica.
As picadas de abelhas, vespas, vespões e formigas geralmente causam dor, vermelhidão na pele, inchaço e coceira. As reações alérgicas não são comuns, mas podem ser sérias. Os ferrões devem ser removidos e os sintomas podem ser aliviados com um creme ou uma pomada.
Para que isto não aconteça o ferrão deve ser retirado fazendo uma raspagem junto a pele, que pode ser com a unha ou com algo rígido, como um cartão. Evite usar uma pinça ou puxar com os dedos. Após retirado o ferrão da abelha lave a região com água e sabão e coloque gelo sobre o local.
As abelhas possuem um ferrão na parte posterior do corpo, onde se localiza a glândula do veneno. Este ferrão se instala na pele da vítima depois da picada. As picadas (ferroadas) de abelhas podem limitar-se à dor e ao edema, ou resultarem em complicações importantes e até fatais para pessoas alérgicas.
Qual a diferença da picada de abelha e do marimbondo? A principal diferença entre as picadas de abelha e marimbondo, é que no caso da abelha, o inseto deixa o seu ferrão no local da picada, com uma bolsa de veneno que vai sendo liberado enquanto estiver na pele da pessoa.
No entanto, esses sintomas estão especialmente relacionados com o tamanho do ferrão, e não com a intensidade do veneno. Embora estes insetos possam parecer mais venenosos do que uma vespa, não são e, por isso, causam sintomas mais leves, já que o ferrão não fica no local da picada liberando mais veneno, como acontece no caso das vespas.
Os tipos de marimbondos mais encontrados no Brasil são o Marimbondo cavalo, Marimbondo amarelo e o Marimbondo mamangava. Todas as espécies são consideradas pouco agressivas, os acidentes e ferroadas acontecem quando se sentem incomodados ou ameaçados.
O ferrão pode ser farpado, aumentando ainda mais o desconforto na hora da remoção. Não puxe o ferrão para fora de uma vez. Isso aumenta a chance de ele quebrar, deixando um fragmento preso à pele, que é muito mais complicado de ser retirado.
O que é uma cadeia aberta e saturada?
Como a escultura pode ser classificada?
Que são tratamentos térmicos dos metais?
Como podem ser alteradas as propriedades dos materiais?
Como podem relacionar o conteúdo de Psicologia Aplicada com o filme Divertida Mente *?
Quais são os processos de conformação plástica mais aplicados nos materiais?
São funções do controle de estoques?
O que é migração e quais os tipos?
Como pode ser usada a estatística na escola?
Como se tornar instrutor da Udemy?
O que vestir quando se é alta?
O que é ser uma pessoa cortes?
Como o Capitão América ficou magro?
Como ser mais crítico na redação?
O que fazer para ser colaborativo?