O ensino de Enfermagem foi oficialmente instituído no Brasil com a criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, conforme o Decreto Federal n° 791, de 27 de setembro de 1890, do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil (RESENDE, 1961).
No Brasil, a profissionalização da enfermagem passa a se configurar a partir da prestação de cuidados às pessoas enfermas em domicílios, o que, posteriormente, ganha contornos de profissionalização com a sistematização do ensino.
Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil Começou em 1916 com um curso de socorrista, para atender às necessidades prementes da 1ª Guerra Mundial. Logo foi evidenciada a necessidade de formar profissionais (que desenvolveu-se somente após a fundação da Escola Anna Nery) e o outro para voluntários.
No Brasil, a profissio-nalização e o ensino de enfermagem iniciaram com o decreto 791/1890 assinando pelo Chefe de Governo Provisório da República, Marechal Deodoro da Fonseca, o curso teve implementado em seu currículo desde noções práticas de propedêuticas até administração interna das enfermarias(2-3) surgindo assim ...
Entre os séculos V e VIII d.C, por exemplo, alguns princípios da Enfermagem eram aplicados pelos detentores da fé. No caso, os sacerdotes. Mais tarde, por volta do século XVI, a atividade era vista, na Europa, como uma profissão que já começava a se institucionalizar, principalmente a partir da Revolução Industrial.
A implantação dos cursos de auxiliar de enfermagem na década de 40, aconteceram devido a demanda reduzida de profissionais da área de enfermagem para atender as necessidades do país, tanto no campo da saúde pública como no campo hospitalar.
Inicialmente, no Brasil, o ensino da enfermagem era realizado por instituições religiosas, sem a preocupação por um currículo sistematizado ou por programa formal; assim, o aprendizado era dado de forma empírica, já que não havia uma base científica.
Esse ensino de enfermagem sistematizado, teve início no Brasil apenas em 1923, com o objetivo de atender o contingente da população brasileira acometido pelas grandes epidemias e à necessidade de mão de obra especializada para combater as doenças infectocontagiosas.
Passado o período de Guerras, se inicia o desenvolvimento da educação em Enfermagem no Brasil. Mais escolas são abertas, especialização criadas, conselhos, associações e sindicatos de classe organizados, entre outras medidas.
No Brasil, a história da Enfermagem pode ser divididas em três períodos: 1 A organização da Enfermagem: do período colonial ao final do século XIX 2 O desenvolvimento da Enfermagem: do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial 3 Enfermagem Moderna: do final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais. More ...
Quantos AVC Uma pessoa aguenta?
Quem usa guanidina pode fazer escova progressiva?
Como Feigenbaum contribuiu para a qualidade?
Quantos meses o bebê pode nascer?
O que acontece com o excesso de vitamina B1?
Qual o significado do Deus Ra?
Quem toma amoxicilina pode engravidar?
Tem como ser efetivado na Prefeitura?
Qual é a metragem de um alqueire?
Quantos milhões são um bilhão?
O que vem depois da pauta de julgamento?
Qual a diferença entre os padrões 802.11 aê 802.11 b?
Quanto um minerador de bitcoin ganhar?