As principais consequências desses conflitos são diversidades étnicas e religiosas, enfraquecimento dos governos dos Estados, empobrecimento das populações imersas em crises humanitárias, crises econômicas, milhares de pessoas mortas e má assistência à população.
Esse processo foi marcado por muita violência e intensa exploração das riquezas dos países africanos que, após conquistarem a independência, ficaram instáveis politicamente e economicamente, visto que os colonizadores simplesmente abandonaram a região em meio a diversos conflitos étnicos e separatistas.
Deste modo, com o fim da Primeira Grande Guerra, a Alemanha foi forçada, em 1920, a deixar o Togo (que controlava desde 1884), os Camarões (em 1916) e a África Oriental Alemã (a mais importante colónia daquele país). A Itália, outra das potências colonizadoras, também perdeu o domínio africano em pouco tempo.
Alguns conflitos importantesO caso da Angola e a influência externa.O caso do Darfur (Sudão)O conflito em Ruanda.O conflito em Mali.Sudão do Sul.Serra Leoa.Africa do Sul e o Apartheid.
Conflitos mundiais recentes:Estado Islâmico.Primavera Árabe.Conflitos do Oriente Médio.Conflito Árabe-Israelense.Conflitos do Afeganistão.Ira e Eta.Guerra no Iraque.Guerra do Afeganistão.
33 curiosidades que você vai gostar
Guerras civis dentro das Nações africanas. Guerras Coloniais / Conflitos na África.
...
ChadeGuerra civil no Chade (1965-1979)Guerra civil no Chade (1979-1982)Guerra civil no Chade (1998-2002)Guerra civil no Chade (2005-presente) (também envolve o Sudão)Guerra Líbia-Chade 1978-1987.
É importante destacar que a divisão desigual dos territórios do continente africano entre os países europeus no século XIX foi uma das razões para o surgimento da Primeira Guerra Mundial em 1914.
Após o fim da descolonização da África, a maioria dos novos países entra em guerra civil. Isso porque haviam povos que eram historicamente inimigos e agora viviam dentro da mesma fronteira. Também as diferentes ideologias - capitalismo e socialismo - fizeram enfrentar vários grupos pelo poder.
Um dos fatos que mais favoreceu o processo de descolonização da África foi sem dúvida a Segunda Guerra Mundial que ocorreu na Europa entre 1939 e 1945. Como esse conflito armado que aconteceu no continente europeu o mesmo sofreu com a destruição e o declínio econômico.
O século 19 proporcionou muitas mudanças políticas econômicas, decorrentes da revolução industrial, do aumento da competição e concorrência econômica dos países europeus e do aparecimento de novas lideranças políticas no sistema internacional (França, Alemanha, Itália).
Ocupação e exploração de terras coloniais
Na maioria das vezes, essa prática acontece sem o consentimento de seus habitantes, que com a exploração, perdem parte de seus bens (solos, recursos naturais, moradia) ou possíveis direitos políticos que pudessem ter.
Anos depois, grande parte do território africano estava colonizada. Os europeus introduziram culturas que não faziam parte da dieta do povo nativo. Os colonizadores rapidamente promoveram as plantations, com destaque para a produção de café, chá, cana-de-açúcar e cacau.
A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência. O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético.
O processo de descolonização da Ásia e da África ganhou um grande impulso após a Segunda Guerra Mundial, em parte devido ao declínio internacional de potências coloniais como a França e a Grã-Bretanha, em parte devido ao crescimento de movimentos de libertação nacional dentro das próprias colônias.
O fim da Segunda Guerra trouxe o declínio dos impérios coloniais europeus e o início da descolonização da África e da Ásia. Para ampliar suas áreas de influência, os EUA e a URSS apoiaram os movimentos de independência. Causas da descolonização.
Estes incluem a dissolução do Império Espanhol no século XIX; dos impérios Alemão, Austro-Húngaro, Otomano e Russo após a Primeira Guerra Mundial; dos impérios coloniais Britânicos, Francês, Holandês, Japonês, Português, Belga e Italiano após a Segunda Guerra Mundial; e da União Soviética (sucessora do Império Russo) ...
No continente africano foi o tempo das independências, que caminharam juntas à Guerra Fria, quando União Soviética e Estados Unidos polarizaram o mundo e, no contexto africano, foram decisivas com suas posições – por diferentes motivos – contrárias ao colonialismo.
Os conflitos na África perduram por muitos anos, eles são motivados por diversos fatores: política, território, religião, questões socioeconômica, dentre outros. O continente africano é palco de uma série de conflitos, consequência da intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e início do século XX.
O ambiente se tornou tão instável que a corrida pela conquista do continente africano e também do asiático foi um dos motivos para a eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial em 1914.
- A insatisfação de alguns países, dentre eles a Itália e a Alemanha, com o processo de divisão, teve grande influência nas causas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Vale ressaltar que a divisão de 1885 privilegiou Inglaterra e França, que ficaram com grande parte dos territórios africanos.
Alguns ataques iniciais aconteceram contra colônias no continente africano e no oceano pacífico. A África do Sul, cujas terras pertenciam ao Império Britânico, foi atacada pelos alemães em 10 de agosto. ... Soldados franceses em ataques com gás e lança-chamas contra alemães entrincheirados na região de Flandres (Bélgica).
A Guerra dos Trinta Anos
Este conflito durou trinta anos, tornando-se a guerra contínua mais longa da história moderna, com um total de mortos, incluindo civis, próximo de 8 milhões.
A Guerra da Argélia (1954-1962) foi um conflito de argelinos contra franceses para conquistar a independência do país.
Fatores que influenciam na instabilidade econômica, política e, consequentemente pacífica de tais países é o fluxo de capital ilegal. Entre os dez países que apresentam a mais alta taxa do índice estão diversos representantes do continente.
Quando uma colônia consegue recuperar sua independência ocorre o processo de descolonização. Isto pode acontecer devido a um acordo entre a terra colonizada e um partido político ou por uma luta organizada para livrar a colônia de seus exploradores.
Como saber o tamanho ideal da TV para minha sala?
Como saber o tamanho da coifa ideal?
Como ver curtidas na página do Facebook?
Como escolher roupa cirúrgica para cachorro?
Qual o menor número da Melissa?
Como faço para tirar o extrato do Bolsa Família?
Como ver a quantidade de HD no Windows 7?
Como tirar o filtro de torneira?
Quantos filhos o bispo Macedo tem no total?
Como trocar o botão do farol do Monza?
Qual tamanho ideal para TV na sala?
É necessário tirar a pele da linguiça calabresa?
Como acabar com a candidíase na corrente sanguínea?
Como expandir e recolher linhas no Excel?
Como tirar o amarelo do pano de prato?
Porque o pó Royal clareia a pele?