Como instrumento de coleta de dados, o teste de Rorschach, como diz Beck (1967, p. 3), é "um método normativo, válido para o estudo da personalidade". ... Elaborado por Hermann Rorschach, psiquiatra suíço, foi publicado pela primeira vez em 1921, um ano antes da morte de seu autor em 1922, com o título de PSYCHODIAGNOSTIK.
Para aplicar o teste de Rorschach, basta mostrar as pranchas com imagens e deixar que o sujeito em questão faça a sua interpretação livre. Posteriormente, se analisam todas e cada uma das respostas que o avaliado deu à questão "o que você vê nessa imagem?".
Seria útil para muitos psicólogos conhecer o Rorschach de seus clientes no início da psicoterapia, como também em qualquer outra situação em que se deve tomar decisões importantes na vida de uma pessoa que dependa do conhecimento de aspectos psicológicos.
Como funciona Na consulta, o psicólogo apresenta um cartão com uma mancha de tinta diferente por vez. Então, o paciente diz o que enxerga nos borrões. Durante o teste, o psicólogo observará o comportamento geral do paciente, como a percepção, atenção e postura.
Apesar de ter feito alguns experimentos anteriores menos sistemáticos foi nos anos 1917-1918 que Rorschach começou um estudo mais sistemático do uso do método de manchas de tinta no diagnóstico psiquiátrico, sobretudo no diagnóstico da esquizofrenia.
O método foi criado em 1921 pelo psiquiatra e neurologista suíço Hermann Rorschach, que percebeu que reconhecer características nos borrões exigia funções complexas da mente.
As pranchas do teste, desenvolvidas por Rorschach, são sempre as mesmas. No entanto, para a codificação e a interpretação das informações, diferentes sistemas são utilizados.
Quais são os gatilhos da ansiedade?
Como funciona o aplicativo do Uber 99?
Como funciona uma empresa Eireli?
O que significa Imposto de Renda regressivo?
Como conseguir Work Holiday Visa Canadá?
Como território brasileiro foi dividido no início da colonização?
Como foi a descoberta da cor azul na idade antiga?