Os tropeiros preferiam cruzar a zona do matagal, durante o dia e por isto pernoitavam no chamado 'passo fundo', um lugar alto, do qual descortinavam a região onde dispunham de boa aguada.
Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Além disso, ele também pode conter outras cidades menores além de seu distrito-sede que não possuem autonomia política suficiente para emanciparem-se. Essas pequenas aglomerações geralmente recebem o nome de vilas, povoados e outros.
Apesar de nosso território não ter expandido, houve, durante a segunda metade do século XX, um processo de fragmentação territorial, no qual diversos povoados que eram considerados vilas ou distritos passaram por um processo de emancipação e se tornaram cidades.
Rio que nasce em Passo Fundo, é um importante marco do desbravamento da região. Era chamado de Uruguai-Mirim.
O primeiro morador branco de Passo Fundo foi o militar Manoel José das Neves, conhecido como Cabo Neves (cabo de milícia). Em 1827, Cabo Neves ganhou do governo imperial, terras para formar uma estância e morar com sua família, protegendo assim o território.
“A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados ...
No Centro-Oeste, o sul do atual Mato Grosso do Sul, bem como a região pantaneira e o leste goiano, foi onde se concentrou a criação de municípios.
Passo Fundo é uma cidade de Estado do Rio Grande do Sul. Os habitantes se chamam passo-fundenses. O município se estende por 783,4 km² e contava com 203 275 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 259,5 habitantes por km² no território do município.
Apesar do enfraquecimento da vida urbana ocorrida durante a Alta Idade Média, em que os feudos tornaram-se as unidades políticas da Europa, é possível que um resíduo das tradições institucionais romanas tenha sido mantido durante o longo período de ruralização. Deve-se para tanto considerar a própria origem do nome Município.
Para conhecer a história de um município, podemos, entre outras coisas, conversar com as pessoas que nasceram e que sempre viveram no mesmo município ou ainda pesquisar documentos, como fotografias antigas ou textos. Com base nessas descobertas, algumas pessoas escrevem livros, ou fazem filmes contando a história do município pesquisado.
Alguns municípios se originam de outro que já existia. Isso ocorre quando um município se divide ou perde parte de seu território. Dizemos então que essa parte se emancipou, ou seja, adquiriu independência. Há também cidades que são planejadas. Nesse caso, primeiro é escolhido o local onde ela será erguida.
Um município no Brasil é uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo a menor unidade autônoma da Federação. A sede do município é categorizada como cidade e possui o seu mesmo nome.
Qual melhor cor de LED para sala?
O que é comunicação e quais são seus elementos?
Em quais situações podemos demonstrar gentileza?
Como acabar com a infestação de carrapatos no ambiente?
Qual a sanção que incide quando o depositário não restitui o bem depositado?
O que estudar para passar em concurso público?
Qual a importância do professor bilíngue?
São características de uma declaração?
Pode levar perfume na bagagem de mão Latam?
Qual a contribuição da enfermagem frente ao cuidado oferecido na infância?
Porque Nero mandou incendiar Roma?
Quantas Copinhas o Flamengo tem?
Quais são as atividades de um estoquista?
O que é a tendência progressista libertadora?
Porque os biomas brasileiros estão correndo risco de extinção?